sexta-feira, 6 de outubro de 2023

 LEITOR PRÉ-LEITOR: PERFIL E CONCEITOS (*Recortes de Textos)

Introdução: Perfil

Os estudantes alocados neste perfil não dispõem de condições mínimas para realizar a leitura oral, ainda que de palavras isoladamente.

1 Característica do estudante leitor pré-leitor

a) Ainda não se apropriaram dos princípios que organizam o sistema alfabético de escrita.

b) Ainda não venceram os desafios relacionados à decodificação das palavras escritas, e, por essa razão, ainda não leem oralmente.

c) Considerando-se como métrica o tempo de 60 segundos, leem aproximadamente 10 palavras dicionarizadas (em uma lista com 60 palavras) e/ou 5 pseudopalavras (em uma lista com 40 pseudopalavras).

d) Geralmente não conseguem ler sequências textuais e sua precisão (assertividade) de leitura encontra-se abaixo de 90%.

2 Níveis para o perfil do estudante leitor pré-leitor

Nível 1 – O estudante não realizou a leitura.

Nível 2 – O estudante disse letras, sílabas ou palavras que não constavam no item. Esse estudante ainda não consegue relacionar a sonoridade da letra, sílaba ou palavra aos grafemas.

Nível 3 – O estudante nomeou letras isoladas ao tentar ler as palavras constantes no item. Esse estudante já consegue relacionar a sonoridade das letras à sua representação gráfica, mas ainda realiza uma leitura individual de cada elemento do código alfabético dentro de cada palavra, realizando uma soletração.

Nível 4 – O estudante omitiu, substituiu ou inseriu fonema ou sílaba nas palavras constantes no item.

Nível 5 – O estudante silabou ao realizar a leitura das palavras constantes no item. Esse estudante consegue ler algumas palavras isoladas, porém, como isso exige muito esforço, só o faz de modo muito lento e silabando.

Nível 6 – O estudante leu corretamente até 10 palavras e 5 pseudopalavras constantes no item.

3 Práticas de Leitura para o estudante leitor pré-leitor

a) Textos com rimas e aliterações, para que os estudantes percebam a sonoridade das palavras.

b) Leitura de poemas para as crianças, apresentando o texto escrito, apontando as palavras do texto à medida que se lê.

c) Trava-línguas e parlendas, pois, são textos da tradição popular, bastante adequados às atividades de leitura com estudantes com o perfil pré-leitor.

d) Leitura de diversos tipos de textos literários, em que o professor se constitui como um modelo de leitor para esses estudantes.

*Compilação:  Intervenções Pedagógicas para a evolução dos perfis de leitores. Veridiana Farias.

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