sexta-feira, 6 de outubro de 2023

 A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAR O ENSINO DA ALFABETIZAÇÃO (*Recortes de Textos)

Introdução

Planejar é definir, passo a passo, o caminho capaz de desenvolver nos estudantes as habilidades e conhecimentos para que se tornem alfabetizados, ou seja, leitores fluentes e produtores de textos.

Há diferentes formas de construir e registrar um planejamento, desde que estejam presentes os elementos essenciais, indispensáveis para orientar de forma eficiente a realização das atividades.

1 Elementos essenciais do planejamento

a) Habilidade: Que habilidade irei contemplar nessa aula?

b) Objetivos: O que os estudantes vão aprender com essa aula?

c) Avaliação: Que atividade de verificação irei utilizar no final dessa aula?

d) Experiências de aprendizagem: Que sequência de atividades irá equipar os estudantes nessa aula? Quais estratégias melhor possibilitarão a compreensão dos objetivos?

2 Planejamento de rotina de alfabetização

Devem contemplar as atividades permanentes, pois possibilitam que as crianças tenham acesso, de forma regular, a atividades que envolvem o alfabetizar letrando. A rotina de sala de aula deve contemplar as práticas de linguagem como objeto de ensino.

É importante desenvolver atividades permanentes, dentre as quais: agenda, calendário, correção da atividade de casa.

3 A avaliação no processor de alfabetização

A avaliação revela sobre o desenvolvimento dos objetivos, além de alimentar o planejamento das aulas futuras. Todas as práticas realizadas em sala de aula podem ser entendidas como oportunidades de avaliar.

Nesse sentido a avaliação busca oferecer dados das práticas de leitura usadas pelas crianças, permitindo mapear as dificuldades dos alunos leitores que se encontram em processo de formação ou seus avanços dentro do campo da leitura.

*Compilação:  Intervenções Pedagógicas para a evolução dos perfis de leitores. Veridiana Farias.

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