PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA PEDAGOGIA TRANSMISSIVA (Recortes de textos)
A pedagogia transmissiva é um tipo de abordagem
educacional que enfatiza diretamente a transmissão de conhecimentos e
habilidades do professor para o aluno e centra-se no conhecimento que quer
veicular.
1 Objetivo da educação
O principal objetivo dessa pedagogia é o de transmissão
do conhecimento à geração seguinte, com vista no fornecimento rigoroso de
conhecimento estruturado em formato acadêmico.
2 Concepção de Escola
Apresenta-se dentro de uma concepção isolada e fechada
à interação com os pais e com a comunidade local, criando uma espécie de mundo
isolado do mundo real relacionados às interações.
3 Imagem do Aluno
No contexto do processo educacional o alunado
se apresenta dentro de um papel passivo de repetição do conteúdo transmitido, ou
seja, um mero memorizador e reprodutor de conteúdo no processo de aprendizagem.
Os alunos são vistos como receptores passivos de conhecimentos, sem grande incentivo
para questionar ou explorar.
4 Imagem do Professor
No contexto do processo educacional o papel do
professor é passivo de mero transmissor, “preenchendo” os estudantes com os
conteúdos a serem transmitidos passivamente posteriormente. Ao mesmo tempo, o professor
é visto como a figura central do processo educacional, responsável por
transmitir conhecimentos e habilidades.
5 Papel educativo da
participação
O educando não se apresenta como ator do
processo de aprendizagem, ou seja, a participação do estudante dentro do
processo educativo é explicitamente minimizada ou ignorada. Os alunos são
frequentemente recompensados ou punidos com base em seu comportamento.
6 Organização do Conhecimento
A abordagem se concentra em transmitir um corpo
de conhecimentos pré-definido, sem grande consideração pelas necessidades ou interesses
individuais dos alunos, de forma compartimentado, fragmentado e separado.
7 Conceito de Ensino
A abordagem se concentra em transmitir
conhecimentos e habilidades prontos e acabados para os alunos dentro de um contexto
por meio do processo de transmissão de conteúdo.
8 Conceito de aprendizagem
A aprendizagem faz-se ouvindo e reproduzindo frequentemente
emprega métodos tradicionais de ensino, como aulas expositivas, lições de casa
e provas.
9 Organização dos espaços de
ensino e aprendizagem
Apresenta um configura uma pedagogia ideal
baseada na “gestão científica da educação” e configura uma “linha de montagem
educacional”. A relação entre professor e aluno é frequentemente hierárquica,
com o professor detendo o poder e a autoridade.
10 Conceito de avaliação
O processo é centrado em resultados na
comparação do desempenho individual com o desempenho médio com repetição do
conteúdo transmitido. A avaliação do desempenho dos alunos é frequentemente
baseada em provas e exames, que medem a capacidade de memorizar e reproduzir
informações.
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