segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA PEDAGOGIA TRANSMISSIVA (Recortes de textos)

A pedagogia transmissiva é um tipo de abordagem educacional que enfatiza diretamente a transmissão de conhecimentos e habilidades do professor para o aluno e centra-se no conhecimento que quer veicular.

1 Objetivo da educação

O principal objetivo dessa pedagogia é o de transmissão do conhecimento à geração seguinte, com vista no fornecimento rigoroso de conhecimento estruturado em formato acadêmico.

2 Concepção de Escola

Apresenta-se dentro de uma concepção isolada e fechada à interação com os pais e com a comunidade local, criando uma espécie de mundo isolado do mundo real relacionados às interações.

3 Imagem do Aluno

No contexto do processo educacional o alunado se apresenta dentro de um papel passivo de repetição do conteúdo transmitido, ou seja, um mero memorizador e reprodutor de conteúdo no processo de aprendizagem. Os alunos são vistos como receptores passivos de conhecimentos, sem grande incentivo para questionar ou explorar.

4 Imagem do Professor

No contexto do processo educacional o papel do professor é passivo de mero transmissor, “preenchendo” os estudantes com os conteúdos a serem transmitidos passivamente posteriormente. Ao mesmo tempo, o professor é visto como a figura central do processo educacional, responsável por transmitir conhecimentos e habilidades.

5 Papel educativo da participação

O educando não se apresenta como ator do processo de aprendizagem, ou seja, a participação do estudante dentro do processo educativo é explicitamente minimizada ou ignorada. Os alunos são frequentemente recompensados ou punidos com base em seu comportamento.

6 Organização do Conhecimento

A abordagem se concentra em transmitir um corpo de conhecimentos pré-definido, sem grande consideração pelas necessidades ou interesses individuais dos alunos, de forma compartimentado, fragmentado e separado.

7 Conceito de Ensino

A abordagem se concentra em transmitir conhecimentos e habilidades prontos e acabados para os alunos dentro de um contexto por meio do processo de transmissão de conteúdo.

8 Conceito de aprendizagem

A aprendizagem faz-se ouvindo e reproduzindo frequentemente emprega métodos tradicionais de ensino, como aulas expositivas, lições de casa e provas.

9 Organização dos espaços de ensino e aprendizagem

Apresenta um configura uma pedagogia ideal baseada na “gestão científica da educação” e configura uma “linha de montagem educacional”. A relação entre professor e aluno é frequentemente hierárquica, com o professor detendo o poder e a autoridade.

10 Conceito de avaliação

O processo é centrado em resultados na comparação do desempenho individual com o desempenho médio com repetição do conteúdo transmitido. A avaliação do desempenho dos alunos é frequentemente baseada em provas e exames, que medem a capacidade de memorizar e reproduzir informações.

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