segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA PEDAGOGIA PARTICIPATIVA (Recortes de textos)

A pedagogia participativa é um tipo de abordagem educacional que enfatiza a participação ativa dos alunos no processo de aprendizado, no qual centra-se nos atores que constroem o conhecimento participando nos processos de aprendizagem.

1 Objetivo da educação

O principal objetivo dessa pedagogia é o de envolvimento dos estudantes na sua própria educação com vista no desenvolvimento de pessoas responsáveis e cidadãos cívicos com preocupação com a reforma social e transformação cultura.

2 Concepção de Escola

Apresenta-se dentro de uma concepção ecológica e contextualizada e que está sempre aberta ao envolvimento interativo com os pais e com a comunidade local criando um elo de ligação entre todos.

3 Imagem do Aluno

No contexto do processo educacional o alunado se apresenta dentro de um papel ativo de participação no processo de aprendizagem, alunos atores participativos e colaborativos do processo de aprendizagem. O aluno é visto como um parceiro ativo no processo de aprendizado.

4 Imagem do Professor

No contexto do processo educacional o papel do professor é ativo de promover experiências de aprendizagem significativas, envolvendo os alunos, criando situações de aprendizagem e apoiando o estudante no processo de aprendizagem.

5 Papel educativo da participação

O educando se apresenta como ator principal do processo de aprendizagem, ou seja, a participação do estudante no processo de aprendizagem é um componente intrínseco do processo educativo. Os alunos são incentivados a participar ativamente das aulas, discutindo, questionando e explorando.

6 Organização do Conhecimento

É flexível e se adapta às necessidades e interesses dos alunos dentro de um contexto holístico, integrado, conectado, buscando conectar o conteúdo com a realidade e as necessidades dos alunos.

7 Conceito de Ensino

A aprendizagem é vista como um processo colaborativo entre alunos e professores, por meio de criação de experiências de aprendizagem significativas envolvendo os estudantes. Emprega métodos interativos, como discussões, debates, trabalhos em grupo e projetos.

8 Conceito de aprendizagem

A aprendizagem faz-se fazendo, experimentando e descobrindo. A aprendizagem é vista como um processo colaborativo entre alunos e professores. Busca desenvolver habilidades importantes, como pensamento crítico e resolução de problemas.

9 Organização dos espaços de ensino e aprendizagem

A abordagem se concentra em desenvolver habilidades, como pensamento crítico, resolução de problemas e comunicação. Configura contextos e processos que facilitam o fazer, experimentar e descobrir, criando espaços que promovam a aprendizagem, dando autonomia aos alunos.

10 Conceito de avaliação

A avaliação é vista como um processo contínuo e formativo, que ajuda os alunos a melhorar seu desempenho, centrado tanto em processos quanto em resultados tanto na aprendizagem individual como na do grupo utilizando reflexão sobre as aquisições e realizações.

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