segunda-feira, 6 de julho de 2015

ESTRUTURA SOCIAL: Conceito, Função e Tipos (Reflexões)
Os membros de um grupo social são unidos por um sistema de relações que envolvem uma série de deveres e direitos de maneira a restringir o que se pode ou não fazer dentro das normas estabelecidas, dando origem à chamada estrutura social. Assim, Estrutura social pode ser conceituada como padrões de interações entre indivíduos ou grupos estabelecidos na sociedade. E nesse contexto apresenta-se com a função de possibilitar a interação social, dando a cada um dos indivíduos ou grupo um sentido organizacional.
Dentro da estrutura social apresentam-se dois elementos básicos: Status – posição social do individuo de acordo com a hierarquia, privilégios, riqueza poder e o papel (aspecto dinâmico do status) – relacionado às regras e normas que prescreve a ocupação do individuo na sociedade e que pode ser biológico (conforme o sexo) ou social, sendo que os dois elementos andam concomitantemente.
Na sociedade são identificados os seguintes tipos de estrutura sociais: Grupos sociais – compostas por algum tipo de status de acordo, entre outros, das expectativas culturais (reunião de amigos, família); Organizações ou estruturas organizacionais – compostas por diversidades de status e revelam diferença de autoridades (ganhar dinheiro, educar pessoas); Comunidades – organizações das residenciais e as atividades das pessoas no espaço físico (condomínio, bairros, cidades); Instituições – criadas para resolver problemas básicos e manter a regulamentação, controle populacional (estruturas políticas); e, Categorias sociais – criadas para sustentadas em razão do tratamento diferenciado com características semelhantes (características universais: sexo idade, etc. e de reações).
A sociedade, ao desenvolve-se torna-se mais complexa, passa então a ser denominada estratificação social, sem esta definida como “modelo complexo de manifestação de desigualdade”, no que se refere à posição hierárquica dos indivíduos e quanto ao estilo de vida, não sendo vista em todas as sociedades (vale lembrar que estratificação social não significa desigualdade social, presente em todas as sociedades), sendo legitimada por ser um fato social – exterior (independe da vontade individual e passar de geração para geração), geral (é determinada nas crenças, valores e práticas coletivas) e coercitivo (não se escolhe a que se faz parte, as regras e normas já existem socialmente). A estratificação social pode ser de sociedades de classe, sociedades de estamentais e sociedades de castas.
Para se entender melhor a estratificação, e apresentado alguns conceito básicos, entre os quais: mobilidade social – passagem de um individuo de um estrato para outro, podendo ser horizontal (muda de posição no mesmo grupo social) ou vertical (mudando de grupo social, podendo ser ascendente ou descendente). Entre os tipos de estratificação temos: as que ocorrem em sociedade fechada (onde os costumes, tradições e laços de sangue são mais importantes que a obtenção de riqueza) – Casta (herdado da posição social e status, definidos pela geração), Estamento (sociedade aristocrática, vale mais o prestigio do que a riqueza) ; e as que ocorrem em sociedades aberta (prevalece a racionalidade e o utilitarismo) – Classe (são geradas pelo modo de produção urbano-industrial).
Referências
CASTRO, A. M. de. Introdução ao pensamento sociológico:coletânea de textos. São Paulo: Centauro, 2001.
REIS, Cinthia Regina Nunes. MOURA JÚNIOR, Cosme Oliveira. Sociologia Geral. São Luís: UemaNet, 2010.
TURNER, Jonathan H. Sociologia: conceitos e aplicações. São Paulo: MaKron Books, 1999.
VILA NOVA, Sebastião. Introdução à Sociologia. São Paulo: Atlas, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário