LIBÂNEO,
José Carlos. Adeus professor, adeus
professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 12 ed. São Paulo:
Cortez, 2002.
O
livro “Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e
profissão docente” do autor José Carlos Libâneo. Libâneo nasceu em 1945 no
interior de São Paulo, graduado e pós-graduado pela PUC-SP onde obteve o título
de doutor em Filosofia e História da Educação em 1990. Exerceu vários cargos
ligados à educação municipal e estadual, dentre os quais: diretor
de uma escola pública experimental (GEPE lI) em São Paulo até 1972, professor
de instituições de ensino superior e colaborador em projetos da Secretaria da
Educação (estadual e municipal); exerceu funções na Secretaria da Educação
Estadual, em Goiânia, desde 1973, onde fundou e dirigiu por três anos o Centro
de Formação de Professores; foi professor titular da Faculdade de Educação da
Universidade Federal de Goiás, tendo coordenado por quatro anos o Mestrado em
Educação. Atualmente é professor titular da Universidade Católica de Goiás,
onde é vice-coordenador do Mestrado em Educação.
Introdução
A
obra “Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e
profissão docente”, está organizada em três capítulos dando enfoco às
competência e objetividade como requisitos básicos para que os novos profissionais
da educação possam ser inseridos no mercado de trabalho, numa concepção crítica-dialética
entre o concreto e o abstrato, dentro de uma abordagem Crítica-Social dos
conteúdos,no qual os objetivos de conhecimentos são relacionados com outros
fatos e fenômenos da realidade.
Capítulo I
No
primeiro capítulo: “Profissão professor ou adeus professor, adeus professora?
Exigências educacionais contemporâneas e novas atitudes docentes” é o mais
extenso do livro, Libâneo explana sobre o tipo de sociedade na qual estamos
inseridos (sociedade pós-industrial ou pós-moderna caracterizada),
caracterizada pelas novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC’s),
sendo trabalhada a questão: escolas e professores são necessários? Apresentando
os benefícios e prejuízos causados por essas mudanças, nos diferentes setores,
dentre os quais: na economia, na política, na ética que ocorre de forma
sistemática e interligada até chegar ao cotidiano.
Outro
ponto abordado é referente à educação que para o mesmo, deixa de ser um direito
sendo transformada em serviço, como uma mercadoria, ao mesmo tempo em que se
acentua o dualismo educacional, com diferentes qualidades de educação para
ricos e pobres. Dessa forma, a educação considerada democrática chega ser uma utopia,
pois o importante, para nossa sociedade atual, é o desenvolvimento econômico e
não o desenvolvimento dos indivíduos de maneira igualitária. Nesse contexto (o
autor), dentro de um pensamento lógico e crítico, faz considerações sobre a
educação visando uma nova escola e com novas atitudes docentes.
Nessa
perspectiva, a escola não deve ser vista como única detentora do conhecimento,
não sendo meramente uma transmissora de informações, deve assumir uma postura crítica
diante de seus de seus alunos, tornando os alunos agentes ativos e não como embalagem
de informações. Para isso é necessário um novo professor, que venha atender
estes novos tempos com uma: formação cultural; capacidade de aprender a
aprender; estar aberto às mudanças; competências para saber agir; habilidades
comunicativas; domínio de linguagens informacional; habilidades de articular as
aulas.
Capítulo II
Já
no segundo capítulo “As novas tecnologias da comunicação e informação, a escola
e os professores”, o autor, discorre sobre implicações da relação entre as
exigências educacionais com novas tecnologias da comunicação (TIC’s) e o
processo de ensino dentro do contexto educacional pedagógico.
Inicialmente,
Libâneo, esclarece que pedagogia é a teoria da prática da educativa e que a
mesma está fundamentada na intencionalidade, uma vez que o conhecimento (saber)
pode ser transmitido de maneira informal em distintos lugares e por distintos
grupos sociais: como as famílias e igrejas. Em seguida reforça que: os “produtores
e criadores de mídias” são também pedagogos como os nossos “educadores
escolares”, semelhança vista em seu sentido amplo, dando ênfase à questão do
favorecimento e do desenvolvimento crítico dos alunos e não simplesmente prepará-los
para o trabalho.
Outra
consideração feita é a de se abrangi a conjunto do ser humano, nas suas
dimensões física, afetiva, cognitiva, não se reduzindo à dimensão econômica,
onde propõe aos professores uma nova postura pedagógica de trabalho, na qual os
conteúdos, conectados a uma problemática do contexto social, político ou
econômico da criança, desenvolvem-se através de Projetos de Trabalho,
significando uma mudança de postura, outra maneira de repensar a prática
pedagógica e as teorias que a embasam.
Capítulo III
Por
fim, no terceiro capítulo III, Libâneo faz abordagens diretas aos professores, no
que diz respeito ao assumir profissional e inclusão digital, na primeira abordagem
apresenta a urgência que o professor deve assumi no que se refere à dignidade e
fidedignidade aos requisitos profissionais e éticos para a otimização do
processo ensino-aprendizagem e ao mesmo tempo conectando-se às mudanças para
não ser substituídos pela tecnologia, tornando o ato de ensinar e o processo de
aprender dinâmico, eficaz e interessante. Na segunda abordagem é que, faz
referencia sobre a sociedade atual e sua exigência profissional, exige
profissionais mais versáteis, com domínio das mídias como instrumentos didáticos
e principalmente com capacidade de aproveitar o uso das mesmas, dentro de uma competência,
qualidades, valores e habilidades que irão determinar o sucesso ou o fracasso
desta nova geração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário