Filosofia: O pensamento do século XIX
(Atividade resolvida)
Prof. Esp. Francisco das C. M.
dos Santos
a) Cite as características sócias, políticas
e econômicas que marcaram o século XIX.
R)
O grande avanço da revolução industrial, desenvolvimento do capitalismo na
Europa avanços tecnológicos (substituição das oficinas) novas formas de
exploração do trabalho humano burguesia versos proletariado.
b) De que modo o movimento romântico pode ser
considerado uma reação ao iluminismo? Quais são suas características gerais?
R)
Por que se de modo geral, ao ate mesmo racionalista característica valorização
da sensibilidade subjetiva, exaltação das paixões e do sentimento, valorização
da natureza e do nacionalismo.
c) Defina, caracterize e contextualize a
doutrina filosófica do positivismo.
R)
Positivismo doutrina criada por August cante fundamentada na extrema
valorização do método cientifico das ciências positiva (vindo da experiência)
característica.
d) Como se vincula a filosofia de Kant com o
idealismo alemão?
R)
Kant foi um idealista alemão conceber que o eu (o sujeito) como princípio da
consciência, é condição da possibilidade do conhecimento, ou seja, existe um eu
que percebe e entende o mundo a partir de suas formas próprias. Fichte
insatisfeito com a separação feita por Kant então o numero e o fenômeno, torna,
eu de Kant e transformação o principio criador de toda realidade
e) Em que é diferente: o “principio criador”
de Fichte o “principio único” de Schelling?
R)
O princípio criado de Fichte seria o eu, e toda a realidade seria o produto do
eu, e mundo. Shelling discordou de Fichte, pois para ele existia um “princípio”
“único”, uma inteligência existiria ao próprio eu que regeria todas as coisas.
f) O que significa a dialética de Hegel?
R)
Hegel entendia a realidade como espírito em constante movimento dialético, isto
é a realidade apresentada-se para ele sempre como momento sucessivos e
contraditório entre se (tese antítese, e síntese) sem perderam umidade do
processo que leva a um crescente autoenriquecimento, não é um medo ou uma forma
de pensa a realidade e sim o movimento real da própria realidade.
g) Qual a critica que Marx faz a Hegel?
R)
Marx procurou compreender os seres humanos em sociedade a partir das condições
materiais nos quais eles viveram Hegel com base na razão absoluta investem
aquilo que determina a historia, isto é a realidade material por aquilo que e
determinado é o modo de produção da vida material que condiciona o processo
geral da vida social política e espiritual
h) O que significa dialética segundo Marx?
R)
Para Marx a dialética permite não só compreender a historia em seu movimento
como em Hegel, mas também cada etapa como algo que pode ser transformado pela
ação humana, ou seja, é uma dialética que se apoia a concepção de Hegel (tudo o
que é real e racional tudo o que é racional) e, para Marx a historia e feita
pelos seres humanos que entre serem no processo histórico e podem disso forma
transforma a realidade social sobre tudo si alterarem seu modo de
produção.
i) Dê os conceitos do pensamento marxista de:
capital e trabalho, luta de classe e proletário.
R)
Capital e trabalho: O trabalho é a atividade fundamental do ser humano, sendo a
força de trabalho transformada em mercadoria com dupla face: mercadoria
qualquer pagar pelo salário e mercadoria que reproduz valor, ou seja, que
reproduz capital. Luta de classe: E o moto da história, isto é, a lutar de
classe faz a história se mover. Proletário: É a classe de trabalhadores
assalariados modernos que, destituídos dos meios de produção, se veem obrigados
a vender sua força de trabalho para pode existir.
j) Segundo Max o que significa materialismo
histórico?
R)
Significa que a forma como os indivíduos se comportam, agem, sentem e pensam
vincula-se à forma como se dão as relações sociais.
k) Sobre si mesmo Nietzsche afirmo: “não sou
homem, sou um dinamite”. Explique o que ele entende por: tradição filosófica:
da moral; da religião.
R) Tradição filosófica: da moral – As concepções
morais são elaboradas pelos seres humanos a partir dos interesses humanos, como
produtos históricos culturais. Tradição filosófica: da religião – As concepções
morais são impostas pelas religiões, como se fossem produtos da vontade de
Deus, como valores absolutos.
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