quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Filosofia: O pensamento do século XIX (Atividade resolvida)
Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos
a) Cite as características sócias, políticas e econômicas que marcaram o século XIX.
R) O grande avanço da revolução industrial, desenvolvimento do capitalismo na Europa avanços tecnológicos (substituição das oficinas) novas formas de exploração do trabalho humano burguesia versos proletariado.
b) De que modo o movimento romântico pode ser considerado uma reação ao iluminismo? Quais são suas características gerais?
R) Por que se de modo geral, ao ate mesmo racionalista característica valorização da sensibilidade subjetiva, exaltação das paixões e do sentimento, valorização da natureza e do nacionalismo.
c) Defina, caracterize e contextualize a doutrina filosófica do positivismo.
R) Positivismo doutrina criada por August cante fundamentada na extrema valorização do método cientifico das ciências positiva (vindo da experiência) característica.
d) Como se vincula a filosofia de Kant com o idealismo alemão?
R) Kant foi um idealista alemão conceber que o eu (o sujeito) como princípio da consciência, é condição da possibilidade do conhecimento, ou seja, existe um eu que percebe e entende o mundo a partir de suas formas próprias. Fichte insatisfeito com a separação feita por Kant então o numero e o fenômeno, torna, eu de Kant e transformação o principio criador de toda realidade
e) Em que é diferente: o “principio criador” de Fichte o “principio único” de Schelling?
R) O princípio criado de Fichte seria o eu, e toda a realidade seria o produto do eu, e mundo. Shelling discordou de Fichte, pois para ele existia um “princípio” “único”, uma inteligência existiria ao próprio eu que regeria todas as coisas.
f) O que significa a dialética de Hegel?
R) Hegel entendia a realidade como espírito em constante movimento dialético, isto é a realidade apresentada-se para ele sempre como momento sucessivos e contraditório entre se (tese antítese, e síntese) sem perderam umidade do processo que leva a um crescente autoenriquecimento, não é um medo ou uma forma de pensa a realidade e sim o movimento real da própria realidade. 
g) Qual a critica que Marx faz a Hegel?
R) Marx procurou compreender os seres humanos em sociedade a partir das condições materiais nos quais eles viveram Hegel com base na razão absoluta investem aquilo que determina a historia, isto é a realidade material por aquilo que e determinado é o modo de produção da vida material que condiciona o processo geral da vida social política e espiritual 
h) O que significa dialética segundo Marx?
R) Para Marx a dialética permite não só compreender a historia em seu movimento como em Hegel, mas também cada etapa como algo que pode ser transformado pela ação humana, ou seja, é uma dialética que se apoia a concepção de Hegel (tudo o que é real e racional tudo o que é racional) e, para Marx a historia e feita pelos seres humanos que entre serem no processo histórico e podem disso forma transforma a realidade social sobre tudo si alterarem seu modo de produção. 
i) Dê os conceitos do pensamento marxista de: capital e trabalho, luta de classe e proletário.
R) Capital e trabalho: O trabalho é a atividade fundamental do ser humano, sendo a força de trabalho transformada em mercadoria com dupla face: mercadoria qualquer pagar pelo salário e mercadoria que reproduz valor, ou seja, que reproduz capital. Luta de classe: E o moto da história, isto é, a lutar de classe faz a história se mover. Proletário: É a classe de trabalhadores assalariados modernos que, destituídos dos meios de produção, se veem obrigados a vender sua força de trabalho para pode existir.
j) Segundo Max o que significa materialismo histórico?
R) Significa que a forma como os indivíduos se comportam, agem, sentem e pensam vincula-se à forma como se dão as relações sociais.
k) Sobre si mesmo Nietzsche afirmo: “não sou homem, sou um dinamite”. Explique o que ele entende por: tradição filosófica: da moral; da religião.
R) Tradição filosófica: da moral – As concepções morais são elaboradas pelos seres humanos a partir dos interesses humanos, como produtos históricos culturais. Tradição filosófica: da religião – As concepções morais são impostas pelas religiões, como se fossem produtos da vontade de Deus, como valores absolutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário