quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Filosofia: O pensamento do século XX (Atividade resolvida)
Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos
a) Cite as características do século XX como era das incertezas e diga por quê?
R) Caracteriza-se pelas descobertas cientificas eventos especialmente trágicos como nas duas guerras mundiais, a barbárie nazista, guerra fria em termos positivos houve um salto vertiginoso no campo das tecnologias.
b) Porque a fenomenologia de Husserl pode ser considerada uma “reabilitação ontológica do sensível”?
R) Para esse filosofo, era preciso purificar essa relação para recuperar, em um extremo, a realidade das coisas (que haviam ficado demasiadamente condicionadas ao sujeito) e, no outro extremo, “descoisificar” a consciência. 
c) Heidegger pode ser considerado existencialista ou não? Justifique.
R) Heidegger retomou a questão da ontologia: por que há algo e não nada? Isso ocorreu por que ele defendia que o problema central da filosofia e sobre o ser e a existência de tudo.
d) Cite as concepções existencialistas de Sartre.
R) Para Sartre, porém, o ser é o que é. Trata-se, na linguagem sartriana, do entre em si esse ente “não e ativo nem passivo, nem afirmação nem negação, mas simplesmente repousa em si maciço e rígido”.
e) Segundo Husserl, qual o problema da filosofia analítica?
R) Russel convenceu-se de que grande parte dos problemas filosóficos se converte em falsos problemas (ou seja, desaparecem) quando analisamos e descobrimos que constituem apenas ambiguidades, impressões ou equívocos produzidos pela linguagem cotidiana. 
f) Cite as características da filosofia analítica.
R) Análise lógica da linguagem procurou esclarecer os sentidos das palavras e expressões (conceitos, enunciados, uso contextual) e seu uso no discurso científico e filosófico, em busca de maior precisão.
g) Encontre no texto características que caracterizam Adorno e Horkheimer como pessimistas teóricos.
R) Denunciam a morte da razão crítica, asfixiadas pelas relações de produção capitalista. Desesperança em relação à possibilidade de transformação dessa realidade social.
h) Como o pensamento de Benjamin se diferenciam de adorno e Horkheimer?
R) Adota uma postura mais otimista no que diz respeito à indústria cultural e à emancipação política.
i) O que significa o termo pós-moderno?
R) O termo pó-moderno tem sido aplicado, campo da filosofia que produziram uma reflexão marcada pela critica e pela descrença em ralação ao Projeto da modernidade – de que a razão tecnocientífica favoreceria a emancipação humana.  
j) Quais as múltiplas formas de dominação a que se refere Foucault em sua investigação sobre a microfísica do poder e na genealogia do poder.
R) Microfísica do poder: Normas estabelecidas pela disciplina social. Genealogia do poder: A definição do que é bom, verdadeiro ou sadio depende das instancias nas quais o poder se encontra.
k) O que é a desconstrução proposta por Derrida? Qual é o objetivo dessa desconstrução?

R) A desconstrução seria uma análise que pretende mostrar: 1) Como se dá a construção de certas noções (Exemplo: conceito de razão e valores a eles associados); 2) Como depois essas noções passam a ter funções predominantes na cultura ocidental; e, 3) Como elas podem ser usadas como forma de dominação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário