O USO DE MATERIAIS CONCRETOS (pequena reflexão)
Entendemos que materiais concretos ou recursos didáticos são
quaisquer instrumentos uteis ao processo de ensino aprendizagem. Nessa direção,
o giz, a lousa, a calculadora, jogos, livros, material reciclável, régua,
compasso, esquadro, transferidos dentre outros recursos, podem ser exemplo
desses materiais.
Assim, ao desenvolver os eixos temáticos a partir da abordagem do
ensino de conceitos e ideias matemáticas ligadas ao pensamento geométrico, com
o apoio desses recursos pode oportunizar momentos de construção e exploração de
elementos, características e conjecturas matemáticas dentro do universo da
geometria.
Nesse sentido, o uso de
materiais concretos, se trabalhados de forma planejada, podem proporcionar aos
alunos, nos diferentes eixos temáticos, condições para a investigação de
propriedades, noções e conceitos matemáticos de forma que poderá funcionar como
ferramenta facilitadora para o ensino de Matemática.
Nessa linha de pensamento, os recursos didáticos são
considerados instrumentos essenciais para o processo de ensino e aprendizagem e
envolvem uma diversidade de elementos utilizados como suporte, e podem servir
de interface mediadora para facilitar na relação entre os sujeitos participantes do processo
educacional o conhecimento no processo de construção
do saber.
Vale lembrar, que como
todo recurso pedagógico, requer do educador atenção no seu uso no que diz
respeito aos objetivos, a metodologia, ou seja, deve-se ter os cuidados
necessários para que torne as atividades docentes mais divertidas e criativas,
de maneira lúdica, e, a ferramenta se torne eficaz e contribua de forma real para
a melhoria da qualidade do ensino.
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