domingo, 6 de novembro de 2016

DESENVOLVIMENTO DE APRENDIZAGEM NA VISÃO DE UMA DOCENTE DE FILOSOFIA*
Profa. Francisca G. da Silva
O presente texto corresponde a uma entrevista (parte da entrevista realizada) realizada com uma determinada professora que é formada em Pedagogia e ministra aulas de Filosofia do 6º ao 9º ano do ensino regular e na modalidade de EJA em uma escola pública de Caxias - MA, para o desenvolvimento de atividade da disciplina Prática de Ensino II.
Na entrevista tivemos como foco o desempenho do aluno na disciplina Introdução à Filosofia, de acordo com a visão da docente, uma vez que é esta a disciplina ministrada pela mesma nesta escola (vale ressaltar que essa entrevista está ligada à observação da ação docente da Professora de Filosofia da escola por meio de uma análise diagnóstica curricular da referida disciplina do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental).   
A professora de Filosofia entrevistada relata que deve se dar ênfase ao desempenho dos alunos desde a elaboração do planejamento de curso, com base no referencial fundamentado, buscando-se atingir objetivos educacionais através da melhor seleção e utilização de instrumentos avaliativos, ou seja, “é uma questão básica e ao mesmo tempo importante, que deve estar presente quando se pensa, se planeja e se elabora avaliação para os alunos, para evidenciar como anda o seu processo de aprendizagem” (fala da professora).
Na visão da professora entrevistada a disciplina Filosofia é tratada como se tivesse menos importância que as outras disciplinas curriculares. Essa forma de ver a Filosofia é praticada tanto pela Secretaria de Educação do Município de Caxias – MA quanto pelo próprio aluno, ou seja, não é levada muito a sério pelos alunos, em sua maioria, tendo o professor da disciplina, que realizar diversificadas estratégias para conquistar o alunos e tornar as aulas mais produtivas. “A secretaria tem a disciplina Filosofia, como um tema transversal, e não propriamente como uma disciplina, tanto é que não se pode ter aluno reprovado [...] e os alunos não ligam muito para os temas trabalhados, é claro que não todos, ainda conseguimos agradar alguns [...] fazemos de tudo par tornar as aulas boas, com muitas estratégias, vídeos, pesquisas na internet, entre outros”. (fala da professora).
Na visão da mesma o desempenho dos alunos ainda deixa a desejar, pois segundo ela: “mesmo trabalhando questões que dizem respeito à construção e boa vivência do ser humano, consigo e com os outros e também a partir de conceitos filosóficos que são fundamentais para o desenvolvimento dos alunos, ainda há um índice preocupante de casos de indisciplina, reprovação, desistência escolar e dificuldade de leitura e escrita” (fala da professora).
Diante do exposto, observamos que ministrar a disciplina Filosofia ainda representa um desafio para os professores, uma vez que a mesma envolve o pensar, o conscientizar, e isso requer vontade e interesse próprio em aprender a filosofar, o que, para os alunos, parece muito difícil, talvez pela complexidade de suas temáticas e isso contribui para a insatisfação em relação ao desenvolvimento do aluno.
*Trabalho de campo: Conversa-Entrevista realizada no mês de dezembro de 2011, com uma professora de Filosofia do Ensino Fundamental II de escola pública da cidade de Caxias-MA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário