DESENVOLVIMENTO DE APRENDIZAGEM NA VISÃO DE UMA
DOCENTE DE FILOSOFIA*
Profa. Francisca G. da Silva
O presente texto corresponde a uma entrevista
(parte da entrevista realizada) realizada com uma determinada professora que é
formada em Pedagogia e ministra aulas de Filosofia do 6º ao 9º ano do ensino
regular e na modalidade de EJA em uma escola pública de Caxias - MA, para o
desenvolvimento de atividade da disciplina Prática de Ensino II.
Na entrevista tivemos como foco o desempenho do
aluno na disciplina Introdução à Filosofia, de acordo com a visão da docente,
uma vez que é esta a disciplina ministrada pela mesma nesta escola (vale
ressaltar que essa entrevista está ligada à observação da ação docente
da Professora de Filosofia da escola por meio de uma análise diagnóstica
curricular da referida disciplina do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental).
A professora de Filosofia entrevistada relata que
deve se dar ênfase ao desempenho dos alunos desde a elaboração do planejamento
de curso, com base no referencial fundamentado, buscando-se atingir objetivos
educacionais através da melhor seleção e utilização de instrumentos
avaliativos, ou seja, “é uma questão
básica e ao mesmo tempo importante, que deve estar presente quando se pensa, se
planeja e se elabora avaliação para os alunos, para evidenciar como anda o seu
processo de aprendizagem” (fala da professora).
Na visão da professora entrevistada a disciplina
Filosofia é tratada como se tivesse menos importância que as outras disciplinas
curriculares. Essa forma de ver a Filosofia é praticada tanto pela Secretaria
de Educação do Município de Caxias – MA quanto pelo próprio aluno, ou seja, não
é levada muito a sério pelos alunos, em sua maioria, tendo o professor da
disciplina, que realizar diversificadas estratégias para conquistar o alunos e
tornar as aulas mais produtivas. “A
secretaria tem a disciplina Filosofia, como um tema transversal, e não
propriamente como uma disciplina, tanto é que não se pode ter aluno reprovado
[...] e os alunos não ligam muito para os temas trabalhados, é claro que não
todos, ainda conseguimos agradar alguns [...] fazemos de tudo par tornar as
aulas boas, com muitas estratégias, vídeos, pesquisas na internet, entre outros”.
(fala da professora).
Na visão da mesma o desempenho dos alunos ainda
deixa a desejar, pois segundo ela: “mesmo
trabalhando questões que dizem respeito à construção e boa vivência do ser
humano, consigo e com os outros e também a partir de conceitos filosóficos que
são fundamentais para o desenvolvimento dos alunos, ainda há um índice
preocupante de casos de indisciplina, reprovação, desistência escolar e
dificuldade de leitura e escrita” (fala da professora).
Diante do exposto, observamos que ministrar a
disciplina Filosofia ainda representa um desafio para os professores, uma vez
que a mesma envolve o pensar, o conscientizar, e isso requer vontade e
interesse próprio em aprender a filosofar, o que, para os alunos, parece muito
difícil, talvez pela complexidade de suas temáticas e isso contribui para a
insatisfação em relação ao desenvolvimento do aluno.
*Trabalho
de campo: Conversa-Entrevista realizada no mês de dezembro de 2011, com uma
professora de Filosofia do Ensino Fundamental II de escola pública da cidade de
Caxias-MA.
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