Alfabetizar letrando: uma construção necessária
Quando se fala em “alfabetizador”, é imprescindível
relacionar dois contextos: o de alfabetizar e o de letrar, pois, é necessário assegurar
aos alunos não somente a apropriação do sistema alfabético-ortográfico, mas
também condições da criança para o uso da língua nas práticas sociais de
leitura e escrita na sociedade em que vive.
Nesse sentido, precisam-se rever as
concepções sobre a forma de como é desenvolvida, e como devem ser desenvolvidas
as ações educativas, dentro do contexto do “alfabetizar letrando”, pois essas
ações requerem do professor a sistematização de ações conjuntas (alfabetizar e
letrar), de forma a buscar compreender o universo de seus alunos, ao mesmo
tempo, aplique todo o seu conhecimento e sabedoria com base nessa realidade.
Assim, o papel do educador no processo
educacional na alfabetização, possivelmente, é de proporcionar e dar condições
a partir de diferentes métodos, o desenvolvimento de ações integradoras por
meio de planejamento e de rotinas que possibilitam a implementação de um
ambiente alfabetizador para exercício das práticas de leitura e escrita.
Portanto, para que se alfabetize, é
necessário que o professor desenvolva atividade concomitante envolvendo leitura
e escrita no contexto das práticas sociais de maneira que a criança se torne,
ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado, para que deste modo, as crianças possam
atingir o processo real de alfabetização.
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