terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Alfabetizar letrando: uma construção necessária
Quando se fala em “alfabetizador”, é imprescindível relacionar dois contextos: o de alfabetizar e o de letrar, pois, é necessário assegurar aos alunos não somente a apropriação do sistema alfabético-ortográfico, mas também condições da criança para o uso da língua nas práticas sociais de leitura e escrita na sociedade em que vive.
Nesse sentido, precisam-se rever as concepções sobre a forma de como é desenvolvida, e como devem ser desenvolvidas as ações educativas, dentro do contexto do “alfabetizar letrando”, pois essas ações requerem do professor a sistematização de ações conjuntas (alfabetizar e letrar), de forma a buscar compreender o universo de seus alunos, ao mesmo tempo, aplique todo o seu conhecimento e sabedoria com base nessa realidade.
Assim, o papel do educador no processo educacional na alfabetização, possivelmente, é de proporcionar e dar condições a partir de diferentes métodos, o desenvolvimento de ações integradoras por meio de planejamento e de rotinas que possibilitam a implementação de um ambiente alfabetizador para exercício das práticas de leitura e escrita.
Portanto, para que se alfabetize, é necessário que o professor desenvolva atividade concomitante envolvendo leitura e escrita no contexto das práticas sociais de maneira que a criança se torne, ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado, para que deste modo, as crianças possam atingir o processo real de alfabetização.

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