terça-feira, 6 de dezembro de 2016

CAPÍTULO 6: ADAPTAÇÃO E ESTRESSE NA INFÂNCIA – RESUMO DE TEXTO COM OS PONTOS PRINCIPAIS
Profa. Esp. Cleide C. do Nascimento
O capítulo seis aborda dois pontos principais, no primeiro discute a adaptação da criança na instituição com focos direcionados para a importância do vínculo na adaptação da criança e a distribuição de papéis de cada participante, dentro desse processo adaptativo, e no segundo, faz reflexões sobre o estresse na infância, apresentando alguns conceitos sobre o que vem a ser o estresse e o estresse infantil, bem como, as questões referentes à criança e o tempo que ela precisa, e, quais os reflexos do estresse dentro da educação infantil.
Dentro do primeiro ponto, podemos destacar dois aspetos: a importância do bom desenvolvimento emocional da criança para que a mesma ao chegar à escola possa seja capaz de desenvolver as sensações de confiança e segurança e não apresente dificuldades de se distanciar da família, em especial da mãe; e, a necessidade da existência de uma equipe escola capacitada, pois a falta de preparação da equipe dificulta a formação do novo vínculo, entre a criança e a escola.
E dessa forma, é importante desenvolver ações que torne o espaço escolar um ambiente com uma extensão da família, que a criança tenha essa sensação de familiaridade e tenha a partir daí um fortalecimento de vínculo da criança com a escola, sendo importante no processo de adaptação, a qualidade do relacionamento de segurança, de confiabilidade e de acolhimento que vai se formando entre a escola e a criança, através da equipe educadora, é claro que cada ator do processo deve atual no seu devido papel: os pais, criança e professor, dentro de seu limite, num processo harmônico, sem atrapalhar os trabalhos uns dos outros, dentro de uma relação aberta e de confiança.
Já no segundo ponto, podemos destacar as reflexões a respeito do estresse na infância, sendo este, o conjunto de reações e agressões que o organismo pode desenvolver, tanto na ordem física, quanto psíquica, infecciosa, entre outras, que são capazes de perturbar todo o equilíbrio da criança, que pode ser causados por diversas situações, como por exemplo: morte na família, separação dos pais, mudança de cidade ou escola, provas, dificuldade financeira na família, acúmulo de atividades extraescolares e cobrança excessiva.
E dentro desse contexto, é destacada a importância de se observar que a criança também precisa de tempo, e que dessa forma a escola juntamente com sua equipe deve proporcionar à criança atividades lúdica para o desenvolvimento infantil, o brincar, oferecendo possibilidade de resolver parte de seus conflitos e dificuldades, abrindo assim, um espaço para a criatividade e a fantasia, respeitando é claro o ritmo de vida de cada criança, com vista na busca da superação dos conflitos e dificuldades, evitando os reflexos do estresse na criança, que pode causar, entre outros, o baixo rendimento, a falta de concentração e os comportamentos agressivos.
REFERÊNCIA
TEODORO, Wagner Luiz Garcia. O desenvolvimento infantil de 0 a 6 e a vida pré-escolar. Adaptação e estresse na infância. Uberlândia – Minas Gerais: 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário