terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Uma reflexão sobre a Educação Infantil
Ao pensar na Educação infantil, precisamos (re)pensar em forma que venham favorecer o estímulo para o real desenvolvimento da criança. Assim, torna-se importante que se trabalhe a parti das experiências pessoais das crianças, com vista no desafio de relacionar concepções teóricas com as questões do cotidiano e das práticas com o dia a dia da criança.
É necessário também, discutir sobre o processo de desenvolvimento da criança, das suas etapas (fases) de vida, de maneira a respeitá-las, pensar criticamente a ser criança, na perspectiva da construção do conhecimento, tanto cognitivo quanto social, ou seja, levar em conta, espaços e tempos, em função de uma concepção real de infância.
Nesse sentido, é importante que seja resgatado o papel do professor, entre outros, o de: mediador, aquele que representa o elo entre o educando e a resignificação do conhecimento, sem desviá-lo nem desvirtuá-lo do processo de ensino e aprendizagem, ao mesmo tempo, as ações educativas, mais atrativas, com possibilidade de construção e reflexão do conhecimento.
Deste modo, para que isso ocorra é importante que se crie e estabeleça relações de pertencimento entre os participantes do processo (professor, aluno, direção e agentes educacionais da escolar), dentro de um processo de aprendizagem, sem pressão e nem mesmo, quebra de fase de desenvolvimento, com vista no desenvolvimento integral da criança.

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