Uma
reflexão sobre a Educação Infantil
Ao pensar na Educação infantil, precisamos (re)pensar
em forma que venham favorecer o estímulo para o real desenvolvimento da criança.
Assim, torna-se importante que se trabalhe a parti das experiências pessoais das
crianças, com vista no desafio de relacionar concepções teóricas com as
questões do cotidiano e das práticas com o dia a dia da criança.
É necessário também, discutir sobre o
processo de desenvolvimento da criança, das suas etapas (fases) de vida, de
maneira a respeitá-las, pensar criticamente a ser criança, na perspectiva da
construção do conhecimento, tanto cognitivo quanto social, ou seja, levar em
conta, espaços e tempos, em função de uma concepção real de infância.
Nesse sentido, é importante que seja
resgatado o papel do professor, entre outros, o de: mediador, aquele que
representa o elo entre o educando e a resignificação do conhecimento, sem
desviá-lo nem desvirtuá-lo do processo de ensino e aprendizagem, ao mesmo
tempo, as ações educativas, mais atrativas, com possibilidade de construção e
reflexão do conhecimento.
Deste modo, para que isso ocorra é importante
que se crie e estabeleça relações de pertencimento entre os participantes do
processo (professor, aluno, direção e agentes educacionais da escolar), dentro de
um processo de aprendizagem, sem pressão e nem mesmo, quebra de fase de desenvolvimento,
com vista no desenvolvimento integral da criança.
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