segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Tecnologia de Informação para Pessoas Surdas (Parte 3)
Mult-Trilhas
O Mult-Trilhas é um material educativo idealizado principalmente, mas não exclusivamente, para auxiliar crianças surdas no processo inicial de aquisição da segunda língua-Português escrito. Com ele, e possível trabalhar verbos, substantivos, adjetivos e pronomes em duas línguas: Língua Brasileira de Sínais-Libras e Português, apresentadas em um contexto temático.
Fonte: http://www.multi-trilhas.com/
O Mult-Trilhas é oferecido em algumas versões: um jogo Multimídia e uma versão concreta, para mesa ou piso. Ambas as versões do Mult-Trilhas apresentam três cenários da cidade do Rio de Janeiro - Jardim Zoológico, Pão de Açúcar e Quartel Central do Corpo de Bombeiros - e permitem que sejam trabalhados percursos, ações, repetições, deslocamentos, além de conceitos, raciocínios, interação e tomada de decisão, entre outros aspectos.
Dicionário da Língua Brasileira de Sinais
O homem sente e percebe aquilo que está à sua volta, mas o sentido se dá num movimento de significação social e partilhada que lhe permita representar o real (as coisas) por meio de um sistema sígnico (por exemplo, as línguas orais e escritas).
O Dicionário da Língua Brasileira de Sinais que esta disponível na internet é de grande relevância para a nossa aprendizagem e assim proporcionar a comunicação através destes sinais.
Fonte: http://www.acessobrasil.org.br/libras/
Tem como organizador a Acessibilidade Brasil, apresenta aos internautas uma variada de entradas com palavras em Português que são traduzidas para a Libras, sendo que em cada uma, vem acompanhada com exemplos de uso, tendo frases em Português traduzidas para a língua de sinais. Outro ponto interessante é a apresentação de configurações de mãos que formam os sinais.
Referências
Dicionário da Língua Brasileira de Sinais. Disponível <http://www.acessobrasil.org.br/libras/>. Acessado em 18 de dez de 2016.
Mult-Trilhas. Disponível. <http://www.multi-trilhas.com/>. Acessado em 18 de dez 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário