segunda-feira, 6 de março de 2017

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE
O Estágio Supervisionado é uma atividade que possivelmente contribui de forma significativa para a formação do profissional, sendo de suma importância, pois é a partir do mesmo que se pode adquirir uma prática pedagógica de maneira a possibilitar os primeiros contatos com o futuro campo de trabalho, além é claro, de colocando em ação o que se aprendeu na teoria, de forma vivencial, e, nesse sentido, “O Estagio supervisionado contribui para uma experiência importante nas atividades que os alunos deverão usar durante o curso de formação junto ao futuro campo de trabalho” (PIMENTA ,1997, p. 21).
Entre os objetivos do Estágio Supervisionado temos (dentre outros): O fortalecimento da relação entre a teoria e prática, baseado no princípio metodológico docente; a instrumentalização de conhecimento e de integração do estagiário com a realidade educacional; e, o desenvolvimento de competências profissionais na área de atuação. Dessa forma, procura propiciar o contato imediato com o objeto de estudo proporcionando um olhar mais aprofundado do processo de ensino e aprendizagem, fazendo com que a experiência se torne ainda mais instigante e rica em atrativos reflexivos.
As atividade de Estágio em escolas do ensino médio e fundamental, realizadas pelos futuros professores, devem formar o cerne de qualquer programa de Prática de Ensino, pois delas derivam a análise da realidade que os alunos deverão enfrentar em suas atividades profissionais e sobre as quais deverão atuar como agentes de mudanças. (KRASILCHIK , p. 167, 2004)
Nesse sentido o Estagio Supervisionado, dentro de sua essência, busca em linhas gerais, proporcionar experiências docentes, dentre as quais: as principais dificuldades inseridas no processo do trabalho docente e favorece a compreensão da relação professor-aluno, aluno-aluno, dentro do processo de ensino-aprendizagem e o nível de conhecimentos em ambas as partes, de maneira que possam se tornar profissionais independentes, críticos e competentes com vista ao enfretamentos das diversas situações a serem encontradas no futuro campo de trabalho.
Portanto, o Estágio Supervisionado torna-se um período em que as ações desenvolvidas pelo estagiários procura relacionar aspectos teóricos com aspectos práticos, em que a teoria e a prática se combinaram de maneira a entrelaçarem-se por meio de desenvolvimento de atividades didáticas abrangendo aspectos humanos, pedagógicos bem como o comprometimento social e político com o contexto do campo de estágio objetivando, sobretudo o assumir de uma postura não só crítica, mas também reflexiva da prática educativa diante da realidade no intuito da formação profissional com maior qualidade.
Referencia
KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo: EDUSP, 2004.
PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2010.

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