A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE
O Estágio Supervisionado é uma atividade que possivelmente
contribui de forma significativa para a formação do profissional, sendo de suma
importância, pois é a partir do mesmo que se pode adquirir uma prática
pedagógica de maneira a possibilitar os primeiros contatos com o futuro campo
de trabalho, além é claro, de colocando em ação o que se aprendeu na teoria, de
forma vivencial, e, nesse sentido, “O
Estagio supervisionado contribui para uma experiência importante nas atividades
que os alunos deverão usar durante o curso de formação junto ao futuro campo de
trabalho” (PIMENTA ,1997, p. 21).
Entre os objetivos do Estágio Supervisionado
temos (dentre outros): O fortalecimento da relação entre a teoria e prática,
baseado no princípio metodológico docente; a instrumentalização de conhecimento
e de integração do estagiário com a realidade educacional; e, o desenvolvimento
de competências profissionais na área de atuação. Dessa forma, procura propiciar
o contato imediato com o objeto de estudo proporcionando um olhar mais
aprofundado do processo de ensino e aprendizagem, fazendo com que a experiência
se torne ainda mais instigante e rica em atrativos reflexivos.
As atividade de
Estágio em escolas do ensino médio e fundamental, realizadas pelos futuros
professores, devem formar o cerne de qualquer programa de Prática de Ensino,
pois delas derivam a análise da realidade que os alunos deverão enfrentar em
suas atividades profissionais e sobre as quais deverão atuar como agentes de
mudanças. (KRASILCHIK , p. 167, 2004)
Nesse sentido o Estagio Supervisionado,
dentro de sua essência, busca em linhas gerais, proporcionar experiências docentes,
dentre as quais: as principais dificuldades inseridas no processo do trabalho
docente e favorece a compreensão da relação professor-aluno, aluno-aluno,
dentro do processo de ensino-aprendizagem e o nível de conhecimentos em ambas
as partes, de maneira que possam se tornar profissionais independentes,
críticos e competentes com vista ao enfretamentos das diversas situações a
serem encontradas no futuro campo de trabalho.
Portanto, o Estágio Supervisionado torna-se um
período em que as ações desenvolvidas pelo estagiários procura relacionar
aspectos teóricos com aspectos práticos, em que a teoria e a prática se
combinaram de maneira a entrelaçarem-se por meio de desenvolvimento de atividades
didáticas abrangendo aspectos humanos, pedagógicos bem como o comprometimento
social e político com o contexto do campo de estágio objetivando, sobretudo o
assumir de uma postura não só crítica, mas também reflexiva da prática
educativa diante da realidade no intuito da formação profissional com maior
qualidade.
Referencia
KRASILCHIK,
M. Prática de Ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo: EDUSP, 2004.
PIMENTA,
Selma Garrido. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2010.
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