quinta-feira, 6 de abril de 2017

QUAL O PAPEL DO EDUCADOR POPULAR FRENTE AS VIOLAÇÕES DOS DIREITOS HUMANOS?¹
Vamos começar nossa reflexão, trazendo presente alguns pensamentos do grande Educador Paulo Freire:
“Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”.
“A educação não muda a sociedade. A educação muda as pessoas. As pessoas, sim mudam a sociedade”
 “Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser opressor.”
“A educação modela as almas e recria os corações. Ela é a alavanca das mudanças sociais.”
“EDUCAR é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!”
O educador popular tem uma função essencial na educação popular como articulador e mediador do aprender e do ensinar.
A ação educativa que muda as pessoas deve envolver cada vez mais os sujeitos protagonistas da história para mudar e melhorar a sociedade e o mundo.
Neste sentido as relações interpessoais são de suma importância para o processo ensino-aprendizagem, tendo presente a elaboração, implementação e avaliação de Projetos Sociais e Culturais.
Devemos visar uma educação da prática libertadora que traga segurança e qualidade para o ensino.
O educador popular deve estar sempre aberto ao diálogo, percebendo, sentindo e vivendo que a “educação modela as almas e recria os corações.”
Para isso, o educador popular deve ter princípios claros, objetivos, diretos, seguros e firmas para que o EDUCAR possa de fato impregnar de sentido o que fazemos.
O educador popular deve ser um bom articulador e mediador das práticas pedagógicas. Articulador para exercer a liderança e articulação em torno dos sujeitos, estabelecendo conexões com a teoria e a prática educativa. Ser um bom mediador mais das práticas do que das teorias, por isso, sem planejar as ações a partir da experiência, da vivência e do testemunho de visa não será possível o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem.
Ser um bom sistematizador das ideias e da defesa da vida e dos direitos humanos com o foco de compromisso com as grandes causas ambientais e da humanidade para a Vida e para a Cultura da Paz.
Com base nesses critérios o educador popular contribuirá para a transformação das mudanças sociais, sempre mantendo boa relação profissional e acima de tudo como pessoa humana. Além de ser um excelente profissional ser um bom ser humano, tendo autonomia e independência sem perder de vista o trabalho coletivo.
¹Material enviado pelo Prof. Paulo David O. Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário