sexta-feira, 6 de outubro de 2017

RELAÇÃO ENTRE PSICOLOGIA E CONHECIMENTO (tópicos resumo)
Profa. Esp. Patricia Regina C. da Silva
Concepção conceitual sobre a Psicologia
Sentidos diferentes para o termo psicologia são usados no cotidiano. Exemplo: Quando dizemos que um vendedor tem uma psicologia para vender seu produto; Quando dizemos que existem pessoas que têm psicologia para ouvir e entender o outro.
Psicologia de senso comum
É essa psicologia usada no cotidiano das pessoas. As pessoas em geral têm um domínio superficial do conhecimento que foi acumulado e que permite compreender seus problemas do cotidiano de um ponto de vista psicológico. O conhecimento que vamos acumulando em nosso cotidiano é chamado de senso comum. Sem esse conhecimento intuitivo, espontâneo, de tentativas e erros a nossa vida diária seria muito complicada. O senso comum mistura e recicla outros saberes, muito mais especificados, e os reduz a um tipo de teoria simplificada, produzindo uma determinada visão de mundo.
Senso comum: conhecimento da realidade
Cotidiano, pode-se dizer que é onde tudo acontece, onde tudo flui, vivencia da realidade, Sendo a Realidade, de acordo com o dicionário realidade é a qualidade do que é real: um fato, acontecimento, coisa. Essa qualidade é uma característica humana e dependerá do critério que usamos para defini-la, e aqui a  ciência, apresenta-se como uma atividade eminentemente reflexiva que busca compreender, elucidar e alterar esse cotidiano, a partir de seu estudo sistemático.
Cotidiano x conhecimento científico
Cotidiano refere-se ao real. Ciência abstrai-se da realidade, transformando-a em objeto de investigação. O Conhecimento construído no cotidiano usa muitos recursos (algumas vezes sofisticados) e ao mesmo tempo é um conhecimento improvisado que depende da ação imediata.
Filosofia e o Conhecimento: tópicos históricos
Ø Filosofia Pré-Moderna
ü Um mundo exterior que é objeto de conhecimento.
Ø Período de Transição
ü Clima de Ceticismo Geocentrismo x  Heliocentrismo.
Ø Filosofia moderna
ü Racionalismo;
ü Descartes (1596-1605);
ü Descrença no mundo exterior;
ü Sonhos percepção inverídica da realidade;
ü Existência como resistência ao ceticismo e a atividade mental.
Corrente filosóficas sobre conhecimento
Empirismo – Locke (1632-1704): O conhecimento é visto como simples efeito de uma cópia dos objetos externos, vem de fora e ao sujeito basta assimilar, passivamente a realidade.
Apriorismo – Kant (1724-1804): estabelece uma relação entre o racionalismo e o empirismo, pois considera tanto a experiência quanto o pensamento como fontes de conhecimento.
Interacionismo – Vigotsky (1896-1934) e Piaget (1896-1980): O conhecimento é o resultado de um processo dialético, na medida em que para conhecer os objetos o sujeito necessita organizá-los, ao mesmo tempo em que é organizado, cognitivamente por eles.
Referências
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologia: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo, 2005.
COLL, César Álvaro Marchesi; MARCHESI, Álvaro; PALACIOS, Jesús. Desenvolvimento psicológico e educação. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
COLL, César Salvador. Psicologia da Educação. Porto Alegre: Artmed, 1999.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação: Mito & Desafio. São Paulo: Mediação, 1991.
TERNEIRO, Maria Odete Vieira. et all. Psicologia da Educação. Ponta Grossa: UEPG, 2009. 

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