sábado, 6 de janeiro de 2018

FILOSOFIA E LÓGOS: o ato de filosofar como condição de ordenamento da realidade pela linguagem (ponto de reflexão)*
Ao longo do tempo o desenvolvimento da humanidade delineou uma herança cultural de conhecimento (o saber) e experiências no mundo, sendo tal herança, disseminada de geração para geração, principalmente através da língua. “O grande patrimônio do saber humano é transmitido principalmente pela língua.” (FERNANDES & OLIVEIRA, 2010).
A língua por sua vez, em grego, significa Lógos (derivado do verbo grego légein que significa “falar, dizer”), apresenta mesmo significado para “razão”, e dessa forma, pode-se considerar que toda experiência e saber grego está relacionado intimamente à racionalidade, ou seja, à razão.
O desenvolvimento conceitual do Lógos possibilitou a realização de interpretações analíticas de forma ordenada, e ao mesmo tempo a ciência e a filosofia tornou-se um mecanismo operatório da própria linguagem, produto humano resultado de um processo histórico na qual enfatiza os papéis da linguagem, entre os quais: a aprendizagem a comunicação e difusão das experiências e do saber.
Assim, a partir do desenvolvimento da filosofia, como mecanismo operatório, dentro do ato de filosofar, a linguagem foi empregada de maneira a favorecer a sistematização e externalização do pensamento humano, bem como a construção e transmissão do saber e das experiências, pelo homem vivenciado.
Nesse contexto, pode-se considerar que a Filosofia e Lógos (na ação de pensar embasada na racionalidade) estão intimamente ligados e contribui para o movimento que envolve: as atividades intelectuais, a imaginação e a memória, articulando as experiências sensíveis e o conhecimento já adquirido, numa dimensão da consciência, exercitando a reflexão, a crítica, a análise, a síntese, a interpretação e possíveis conclusões (passiveis de serem reanalisadas).
Referência
TENREIRO, Maria Odete Vieira. Psicologia da educação. Ponta Grossa: Ed.UEPG, 2009.
*Compilação: Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos

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