Tópicos
da Teoria Vygotskyana (Pontos de Reflexões)*
1) A formação social da
mente
Para
Vygotsky o aprendizado decorre da compreensão do homem como um ser que se forma
em contato com a sociedade, é o que chamamos de relação homem-ambiente.
"Na ausência do outro, o homem não se constrói homem", escreveu o
psicólogo. Ele rejeitava tanto as teorias inatistas, segundo as quais o ser
humano já carrega ao nascerem às características que desenvolverá ao longo da
vida, quanto às empiristas e comportamentais, que vêem o ser humano como um
produto dos estímulos externos.
Dessa
forma, a formação se dá numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade a
seu redor – ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem.
Essa relação não é passível de muita generalização; o que interessa para a
teoria de Vygotsky é a interação que cada pessoa estabelece com determinado
ambiente, a chamada experiência pessoalmente significativa.
Portanto, para Vygotsky o indivíduo se
forma pela influência do meio em que se encontra, onde sofre influências de
outros indivíduos e, portanto constrói a sua natureza social da aprendizagem,
daí ser chamado de um ser social.
2) A linguagem e o
pensamento
Vygotsky
(1989) explica a relação entre o pensamento e a fala a partir da passagem da
fala exterior para a fala interior. Tendo em vista que, para ele, o
desenvolvimento acontece num movimento do social para o individual, isto é, das
experiências externas que são interiorizadas, a fala a princípio é para o
outro, para adaptação social, portanto, em voz alta, enquanto a fala interior é
silenciosa, o sujeito fala para si e é capaz de operar mentalmente.
Há
ainda a fala egocêntrica, por meio da qual acontece essa passagem da fala
externa para a fala interna: ao mesmo tempo em que fala para si, buscando compreender
o mundo, o faz em voz alta. A fala egocêntrica aproxima-se da fala interior por
possuir a mesma função: organizar o pensamento e a ação. Ao mesmo tempo em que
fala para si, buscando compreender o mundo, o faz em voz alta.
A partir dessa explicação, Vygotsky
(1989, p. 44) afirma que “o desenvolvimento do pensamento é determinado pela
linguagem”, colocando a grande importância do uso dos instrumentos
lingüísticos para o pensamento. Todavia, notamos que Vygotsky continua
afirmando que o sujeito se constrói a partir de pessoas a seu lado que e que
também sofre influência ferramentas de linguagem utilizadas para que o
conhecimento seja benéfico a si indivíduo, onde o homem difere do selvagem pelo
pensamento e linguagem.
3) Os sujeitos e a
formação de conceitos
De
acordo com estudos a teoria vygotskiana, mostra toda relação do indivíduo com o
mundo é feita por meio de instrumentos técnicos – como, por exemplo, as
ferramentas agrícolas, que transformam a natureza – e da linguagem – que traz
consigo conceitos consolidados da cultura à qual pertence o sujeito.
Segundo
Vygotsky, ao contrário, o primeiro contato da criança com novas atividades,
habilidades ou informações deve ter a participação de um adulto. Ao
internalizar um procedimento, a criança "se apropria" dele,
tornando-o voluntário e independente. Isso nos leva a pensar e refletir sobre
as afirmações de Vygotsky, quando o mesmo afirma que as influências que o homem
tem com sociedade.
Nesse sentido, quando uma determinada pessoa
aprende ler com o outro, a mesma tem a real possibilidade de formar (construir)
conceitos e passa a refletir sobre o que aprende com aquele que é seu mediador
na construção (ou mesmo, reconstrução) do conhecimento.
Referência
VYGOTSKY,
Lev Semenovitch, 1896-1934. Pensamento
e linguagem. Trad. Jefferson Luiz Camargo. Editora Martins Fontes, São
Paulo, 2005.
FREITAS,
M. T. de A. Vygotsky e Bakhtin: Psicologia
e educação: um intertexto. São Paulo: Ática, 1994.
TENREIRO,
Maria Odete Vieira. Psicologia da
educação. Ponta Grossa: Ed.UEPG, 2009.
*Compilação: Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos
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