sexta-feira, 6 de abril de 2018

A FILOSOFIA E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS (Recortes de pensamentos)

A Filosofia é uma palavra grega, formada por duas outras palavras: Philos e Sophia, cuja a junção das duas, traduzem-se em amor pela sabedoria ou mesmo amigo do saber, que “para os pitagóricos designa: o aprendiz que não sabe, que só no final do aprendizado será sábio” (RIBEIRO, 2008, p. 16), Nessa dimensão, o filósofo ou sábio é toda pessoa que tem curiosidade pelo saber, e nesse sendo:

A filosofia surge quando os sábios de então: poetas, sacerdotes, adivinhos, reis, legisladores, cedem espaço para os que se reconheciam não-sábios e assim justificavam que buscassem a sabedoria. A ignorância é o começo da filosofia, a sabedoria e só o fim, alcançável e alcançado, ou não. (RIBEIRO, 2008, p. 16)

Assim, mesmo que inicialmente tenha sendo vista como privilégio dos Deuses, mas segundo Pitágoras de Samos, pode ser desejada pelo homem, caminho pelo qual o tornará filósofo. A filosofia nasceu da necessidade de se encontrar respostas para as questões existentes, e, apresenta algumas características próprias, que são:

ü A razão, surge como preceito para explicação da existência das coisas;
ü A demonstração, a análise crítica no intuito de evitar crença ou opinião particular;
ü A discussão, traz a perspectiva de comprovar seu pensamento e submetê-lo a análise;
ü O método, é o que servirá como diretriz a ser seguida, forma de comprovação;
ü a universalização, é uma forma de demostrar que o conhecimento sobre determinada coisa possa servir com explicação para várias outras questões existentes.

Nesse sentido filosofia consiste no processo do pensar sobre o pensamento. E, nesse sentido, permite-nos a tratá-la como uma reflexão da reflexão, sobre géneros não somente particulares de pensamento, mas, do próprio conhecimento existente, sobre o mundo ou mesmo, sobre porções significativas do mundo, dentro de um pensar racional e crítico, de modo mais ou menos sistemático.

Referência

RIBEIRO, Luís Felipe Bellintani. História da filosofia I. Florianópolis: Filosofia/EaD/UFSC, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário