sexta-feira, 6 de abril de 2018

PONTOS DE REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM EAD

A Tecnologia, na atualidade, apresenta-se como expressão da inteligência humana, e juntamente com diversidade e evolução dos meios de comunicações, acaba por favorecer o desenvolvimento dos diversos setores da sociedade, e em especial, na educação e seu processo de ensino aprendizagem, favorecendo a construção de novos conceitos sobre o espaço de aula frete a essa evolução tecnológica, como aponta Moran (2001, p. 16) apud CATAPAN, 2008, p. 43):

A aula não é um espaço determinado, fixo, mas tempo e espaço contínuos de aprendizagem, que podem ser definidos pelos diferentes estilos de professores e alunos, tecnologias e conteúdos. O importante é aprender e não impor um padrão único sobre onde e como ensinar.

Outro ponto interessante é a forma que Tecnologia de Informação, possibilita na sua diversidade, no diz respeito à: geração, armazenamento, processamento e reprodução das informações, bem como à própria de forma de veicular dessas mesmas informações.
Temos também na Educação à Distância, uma busca, dentro de seu processo, do desenvolvimento de ações que permita mediações, sendo a primeira a Humana (formada pelos tutores, professores, e, os agentes técnicos, administrativos e pedagógicos) e a segunda temos a tecnológica, formada por seu sistema de comunicação, direcionando para uma mudança de postura do aluno: de passivo, em que geralmente é induzido, para produtor ativo de conhecimentos, como afirma Valente (2000) apud CATAPAN (2008, 17), “[...] receptor  passivo” de informações [...]. O ideal seria um sistema educacional que estimulasse o aluno a “buscar a informação, aprender como usá-la, tornando-se um aprendiz permanente e desenvolvendo as habilidades de “caçador-ativo”.
Nesse sentido a EaD, busca possibilita ao aluno, o desenvolver capacidades de buscar, localizar, administrar e avaliar criticamente as informações disponíveis, bem como, desenvolver seu aprendizado por si próprio, contudo sem esquecer que a interação, a colaboração e cooperação com os demais participante do processo, a parti de motivações intrínsecas que favoreça estímulos, além é claro de direcionamentos para um processo baseado na interdisciplinaridade, sentes estes, de fundamental importância para que aconteça um real aprendizagem.

Referência

CATAPAN, A. H., et al. Introdução a Educação a Distância, Florianópolis – SC: Filosofia/UFSC/EAD, 2008.

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