PONTOS
DE REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM EAD
A Tecnologia, na atualidade,
apresenta-se como expressão da inteligência humana, e juntamente com
diversidade e evolução dos meios de comunicações, acaba por favorecer o
desenvolvimento dos diversos setores da sociedade, e em especial, na educação e
seu processo de ensino aprendizagem, favorecendo a construção de novos
conceitos sobre o espaço de aula frete a essa evolução tecnológica, como aponta
Moran (2001, p. 16) apud CATAPAN, 2008, p. 43):
A aula não é um
espaço determinado, fixo, mas tempo e espaço contínuos de aprendizagem, que
podem ser definidos pelos diferentes estilos de professores e alunos,
tecnologias e conteúdos. O importante é aprender e não impor um padrão único
sobre onde e como ensinar.
Outro ponto interessante é a
forma que Tecnologia de Informação, possibilita na sua diversidade, no diz
respeito à: geração, armazenamento, processamento e reprodução das informações,
bem como à própria de forma de veicular dessas mesmas informações.
Temos também na Educação à Distância,
uma busca, dentro de seu processo, do desenvolvimento de ações que permita
mediações, sendo a primeira a Humana (formada pelos tutores, professores, e, os
agentes técnicos, administrativos e pedagógicos) e a segunda temos a
tecnológica, formada por seu sistema de comunicação, direcionando para uma
mudança de postura do aluno: de passivo, em que geralmente é induzido, para
produtor ativo de conhecimentos, como afirma Valente (2000) apud CATAPAN (2008,
17), “[...] receptor passivo” de
informações [...]. O ideal seria um sistema educacional que estimulasse o aluno
a “buscar a informação, aprender como usá-la, tornando-se um aprendiz
permanente e desenvolvendo as habilidades de “caçador-ativo”.
Nesse sentido a EaD, busca
possibilita ao aluno, o desenvolver capacidades de buscar, localizar, administrar
e avaliar criticamente as informações disponíveis, bem como, desenvolver seu
aprendizado por si próprio, contudo sem esquecer que a interação, a colaboração
e cooperação com os demais participante do processo, a parti de motivações
intrínsecas que favoreça estímulos, além é claro de direcionamentos para um
processo baseado na interdisciplinaridade, sentes estes, de fundamental importância
para que aconteça um real aprendizagem.
Referência
CATAPAN, A. H., et al. Introdução a Educação a Distância, Florianópolis – SC: Filosofia/UFSC/EAD,
2008.
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