terça-feira, 6 de março de 2018

VIRTUDE (ARISTÓTELES) X VIRTÚ (MAQUIAVEL)
O conceito de Virtude para Aristóteles
A Virtude para Aristóteles é um acondicionamento com predisposição para um comportamento estável em relação à prática do bem, é o desenvolvimento do comportamento humano que está acima de aptidões ou mesmo uma potencialidade para a realização de uma determinada boa ação, ou seja, é um hábito de ordem de disposição e que se trata de uma grande e verdadeira inclinação constante do ânimo para a realização do bem, que está intimamente ligado à vontade e ao mesmo tempo à moral e bons costumes.
O conceito de Virtú para Nicolau Maquiavel
Para Nicolau Maquiavel Virtú é a capacidade no qual permite ao príncipe ser flexível a determinada circunstância, transformando-a de maneira que permita ao mesmo agarrar e ao mesmo tempo dominar a fortuna, ou seja, de acordo com as necessidades uma determinada circunstância poderia se tomar decisões dentro de uma inconstância, podendo o mesmo, mudar com a sorte, devendo assim tomar decisões de maneira instável, ser cruel ou generoso, menti ou ser honrado, ceder à vontade dos outros ou ser inflexível.
Virtude (Aristóteles) versus Virtú (Nicolau Maquiável)
O que se observa, é que enquanto para Aristóteles a Virtude é um acondicionamento adquirido de forma voluntária, que consiste em atitudes ponderadas definidas pela razão em consonância com a boa conduta moral, Nicolau Maquiavel idealiza Virtú como atitudes de esperteza e habilidade para adaptar-se às circunstâncias e aos tempos, com tomadas de decisões, sem se preocupar com a ética e moral, buscando atingir resultado favorável para si, independente se as ações condizem com a boa conduta ou não.
Referências
A virtude segundo o filósofo Aristóteles. Disponível em: <http://pt.shvoong.com/humanities/philosophy/1857340-virtude-segundo-fil%C3%B3sofo-arist%C3%B3teles/>. Acessado em: fev. 2012.
LEAL, Djaci Pereira. A virtude em Aristóteles e Sêneca. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/6278591/Etica-01-a-Virtude-Em-Aristoteles-e-Seneca>. Acessado em: fev. 2012.
NASCIMENTO, Valdirene Santos. A Fortuna e a Virtù de Nicolau Maquiavel intrínsecas na atuação dos profissionais de relações internacionais do século XXI. Disponível em: <http://www.fsa.br/santoandre/upload/arquivo/Proj.Embri%E3o_III.pdf>. Acessado em: fev. 2012.
Ribeiro, Paulo Silvino. Maquiavel e a autonomia da política.  Disponível em: <http://www.brasilescola.com/sociologia/ciencia-politica-maquiavel.htm>. Acessado em: fev. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário