EXPLICAÇÃO FILOSÓFICA ACERCA DO
CONHECIMENTO (Tópicos comparativos)
1. Homem X Conhecimento
RACIONALISMO - Descartes: É uma substância
essencialmente pensante.
EMPIRISMO - Locke: A mente é uma tábula rasa.
CETICISMO – Hume: Não crê na possibilidade do
conhecimento.
2. Fonte / Origem do conhecimento
RACIONALISMO - Descartes: O intelecto humano
é uma fonte de conhecimento e procede de duas fontes fundamentais do espírito: a
1ª é o poder de receber representações (receptividade ou sensibilidade) a 2ª, o
de conhecer por meio dessas representações (espontaneidade dos conceitos ou
entendimento).
EMPIRISMO - Locke: A origem de todo o
conhecimento, advém da experiência e é condicionada por ela.
CETICISMO – Hume: Nossas percepções estão
pautadas nas impressões e ideias, respectivamente as ideias são cópias de
impressões.
3. Como ocorre o conhecimento
RACIONALISMO - Descartes: A dúvida
é o primeiro passo para se chegar a verdade. O conhecimento da verdade só é
possível de início, se colocarmos tudo o que conhecemos em dúvida, questionando
para criteriosamente.
EMPIRISMO - Locke: Ocorrer através de
experiências e não por deduções ou especulações.
CETICISMO – Hume: Todos os objetos do
conhecimento se dividem em ralações de ideias e de quentões de fato (baseado em
causa e efeito).
4. Sentido X Razão
RACIONALISMO - Descartes: A intuição e a dedução são faculdades
essenciais da razão humana.
EMPIRISMO - Locke: Não há nada na mente que
antes não tenha passado pelos sentidos.
CETICISMO – Hume: Reconhece que os sentidos podem enganar e que, por
isso, a sua informação deve ser apoiada com a razão.
5. O que são as ideias
RACIONALISMO - Descartes: Os problemas
filosóficos podem ser resolvidos quando fazemos exame do intelecto e coloca-se
ordem nas ideias
EMPIRISMO - Locke: Constituem o material
primitivo e fundamental do conhecimento.
CETICISMO – Hume: As impressões de ideias se
baseiam em três princípios: semelhança, contiguidade (de tempo ou de lugar) e
causa ou efeito (ou causação).
REFERÊNCIAS
DUTRA,
Luiz Henrique de Araújo. Teoria do conhecimento. Florianopolis: UEMANET, 2008.
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