terça-feira, 6 de março de 2018

PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS DAS PROPOSTAS POLÍTICAS DA AÇÃO INTEGRALISTA BRASILEIRA (AIB)
Ação Integralista Brasileira (AIB) desenvolvidas na terceira década do século XX, fundada em 1932 pelo escritor Plínio Salgado, teve suas bases fundamentadas em valores morais, religiosos, e em ideais nacionalistas, e, tinha como lema: “Deus, Pátria e Família”, e que representava também suas principais concepções filosóficas que buscava superar o materialismo que vinha atrofiando as potencialidades dos indivíduos em função do sentimento de competição difundido pelos regimes democratas liberais e da homogeneização das sociedades comunistas, como cita Silva (artigo online, 2005):
Para os defensores do integralismo brasileiro o futuro não pertencia à democracia-liberal e a experiência soviética era execrável, portanto, diferentes modalidades de tipo nacionalista (fascismo, nazismo e integralismo) deveriam triunfar. Porém, a carga simbólica existente em cada sociedade daria os aspectos exteriores e interiores desses regimes. Dever-se-ia pensar em um regime que respeitasse as características histórico-culturais do Brasil e que fosse essencialmente nacionalista. 
Dentro das concepções filosóficas que o grupo defendia temos; a espiritualista cristã, que tinha como definição o progresso moral como a finalidade superior do ser humano ao qual tem seu destino dirigido somente por Deus; que o homem deve praticar sempre as virtudes que o eleva e o aperfeiçoa, prática que deve ser realizada para com os outros e consigo mesmo; e que o valor do homem é medido pelo seu trabalho e principalmente pelo sacrifício que o mesmo tem em favor da família, da Pátria e também da Sociedade na sua totalidade.
No Manifesto de outubro de 1932, Plínio Salgado expõe com clareza seus propósitos para o Brasil. Para o autor: “A Nação Brasileira deve ser organizada, una, indivisível, forte, poderosa, rica, próspera e feliz. Para isso precisamos de que todos os brasileiros estejam unidos.” (GONÇALVES, 2009, p. 124).
Tais concepções tinham como objetivo (entre outros), o de proporcionar o desenvolvimento de cooperação entre os homens (capaz de propiciar uma nova mentalidade e um novo homem) e entre todos os seguimentos que formam a sociedade, e ao mesmo tempo construísse um Estado Integral e alicerçado a partir dos princípios de hierarquia, unidade, ordem, disciplina e de solidariedade cristã, de maneira que o Estado se tornaria agente transformador da sociedade, tendo o mesmo, a função de organizar, de manter e distribuir justiça e equilíbrio da sociedade.
No discurso de Plínio Salgado, o ponto de destaque é a defesa do nacionalismo, em que o autor não aceita a existência de uma dependência cultural, realiza uma grande luta ideológica contra a ameaça imperialista cosmopolita que cerca o Brasil e para isso cria um movimento nacionalista. (GONÇALVES, 2009, p. 122).
O que se observa com base no contexto histórico é que o projeto político da Ação Integralista Brasileira (AIB) tinha como princípio ideológico a “Revolução do Espírito” que vinha aliceçada dentro de numa proposta que se propunha realizar uma reforma moral cristã, juntamente como propostas políticas de um discurso em defesa do sentimento de responsabilidade e de Nacionalismo no intuito de criar um Estado forte e com uma identidade própria.
Referência
GONÇALVES, Leandro Pereira. A intelectualidade integralista: nacionalismo e identidade na literatura de Plínio Salgado. Artigo recebido em 18 de setembro de 2009 e avaliado em 01 de dezembro de 2009. Disponível em: http://www.editoraufjf.com.br/revista/index.php/locus/article/viewFile/923/793. Acessado em: jul. 2012.
JUNIOR, Antonio Gasparetto. Integralismo. Disponível em: http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/integralismo/. Acessado em: jul. 2012.
OLIVEIRA Flavio dos Santos. Reflexões sobre o integralismo em cachoeiro de Itapemirim: contribuições para a compreensão da expansão integralista no espaço brasileiro. Disponível em: http://www.historia.ufes.br/sites/www.historia.ufes.br/files/FLAVIO%20DOS%20SANTOS%20OLIVEIRA%201.pdf. Acessado em: jul. 2012.

SILVA, Rogério Souza. A política como espetáculo: a reinvenção da história brasileira e a consolidação dos discursos e das imagens integralistas na revista Anauê! Artigo recebido em 03/2005. Aprovado em 10/2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-01882005000200004&script=sci_arttext. Acessado em: jul. 2012.

http://www.historia.ufc.br/admin/upload/DISSERTA%C3%87%C3%83O_Rameres.pdf. Acessado em: jul. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário