terça-feira, 6 de março de 2018

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR/BNCC

01. O QUE É?
É o documento que define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender, e que observada na elaboração e implementação de currículos das redes públicas e privadas, urbanas rurais.
a) Referência nacional e obrigatória para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares dos entes federados e das propostas pedagógicas das escolas.
b) Define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica;
c) Busca assegurar os direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

02. BNCC E OS CURRÍCULOS
As redes e escolas seguem com autonomia para elaborar, por meio do currículo, metodologias de ensino, abordagens pedagógicas e avaliações, incluindo elementos da diversidade local e apontando como os temas e disciplinas se relacionam. A BNCC e os currículos têm, portanto, papeis complementares: a Base dá o rumo da educação, mostrando aonde se quer chegar, enquanto os currículos traçam os caminhos.

03. FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS
a) Desenvolvimento de competências – as decisões pedagógicas devem estar orientadas para o desenvolvimento de competências;
b) O compromisso com a educação integral - a Educação Básica deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global.

04. COMPETÊNCIAS DA BNCC
As dez Competências da BNCC são definidas como a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, no pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural
4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

05. ESTRUTURA DA BNCC (Educação Infantil ao Ensino fundamental)

Competências gerais
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Direitos de aprendizagem
e desenvolvimento
Campos de experiências
0 - 1a6m
1a7m - 3a
4a - 5a11m
Objetivos de aprendizagem
e desenvolvimento
Áreas de conhecimento
Competências específicas
de área
Componentes curriculares
Competências específicas
de componente
Anos Iniciais |  Anos Finais
Unidades
temáticas
Objetos de
conhecimento
Habilidades

06. ETAPA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA BNCC
a) A etapa da Educação Infantil integra a Educação Básica a partir da LDB nº 9.394/96;
b) Compreende a faixa etária de 0 a 5 anos a partir de 2006;
c) Torna-se obrigatória para crianças de 4 e 5 anos a partir da Emenda Constitucional nº 59/2009;
d) A etapa da Educação Infantil integra atualmente a Educação Básica.

Organização Curricular da Educação Infantil
a) Direitos de aprendizagem e desenvolvimento: Conviver; Brincar; Participar; Explorar; Expressar; e, Conhecer-se.
b) Campos de experiência: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; e,  Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Os objetivos estão organizados em três grupos por faixa etária e correspondem às possibilidades de aprendizagem e às características do desenvolvimento das crianças: Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental; e, Busca garantir integração e continuidade dos processos de aprendizagens das crianças.

Sínteses de aprendizagem
Objetivos esperados em cada campo de experiências, ou seja, elemento balizador e indicativo do que o aluno aprendeu na etapa da Educação Infantil.

07. ETAPA DO ENSINO FUNDAMENTAL NA BNCC
a) Atende estudantes entre 6 e 14 anos;
b) Duração de 9 anos Resolução CNE/CEB nº 07/2010;
c) Divide-se em duas fases: Anos Iniciais e Anos Finais;
d) Compreende as seguintes áreas: Linguagem, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso;
e) Estabelece competências para cada área.

Ensino Fundamental Anos Iniciais
a) A BNCC do Ensino Fundamental Anos Iniciais valoriza a articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil, prevendo a sistematização com as novas formas de relação com o mundo;
b) A prática pedagógica se organiza em torno dos interesses manifestos pela crianças, das vivências  tendo como foco a alfabetização.
c) A progressão do conhecimento ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de linguagem e outras.
d) A elaboração dos Currículos a partir da BNCC deve considerar a continuidade das aprendizagens entre as duas fases do Ensino Fundamental.

Ensino Fundamental Anos Finais
a) É importante ainda o fortalecimento da autonomia dos adolescentes para acessar e interagir criticamente com os diferentes conhecimentos e fontes de informação;
b) A Escola nos Anos Finais deve incentivar os jovens no sentido da continuidade dos estudos no Ensino Médio, visando o desenvolvimento pessoal e social.
c) A organização dos componentes curriculares deve retomar e resinificar as aprendizagens do Ensino Fundamental Anos Iniciais no contexto das diferentes áreas.

Referência
BNCC. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base/. Acessado em: 01/03/2018.
Material de Apoio BNCC. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/materiais-de-apoio/. Acessado em: mar. 2018.

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