PSICOLOGIA
E EDUCAÇÃO (Recortes de Pensamentos)
A Psicologia busca junto com
outras áreas, dentre as quais: Medicina, Biologia, Filosofia, Genética, Antropologia,
Sociologia e a Pedagogia, investigar as modificações que ocorreram dentro do
processo na relação que envolveu (e que envolve) o indivíduo com o mundo, no
intuito de realizar, possíveis propostas de melhores e mais eficazes formas de
interações.
E no campo da Pedagogia, a
Psicologia busca compreender as variáveis psicológicas do fenômeno educativo,
com vista nas relações entre os sujeitos, bem como do sujeito e os objetos de
conhecimentos, dentro do processo de desenvolvimento do ser humano e a aprendizagem,
assim, “Psicologia da Educação vem se construindo progressivamente a fim de
responder à necessidade de fazer um elo entre conhecimentos advindos da ciência
psicológica e a teoria e a prática educacionais” (TENREIRO, 2009, p. 24).
Nesse sentido, “A
Psicologia, como uma ciência da consciência, tem o papel de investigar as
mudanças que ocorrem no sujeito em sua interação com o mundo (mudanças cognitivas,
afetivas, comportamentais, sociais, morais etc.)”. (TENREIRO, 2009, p. 34-35),
dentro desse aspecto, a Psicologia, no campo educacional apresenta as seguintes
contribuições (dentre outras):
1) No desenvolvimento: Estudos das mudanças evolutivas na
pessoa, nas questões biológicas, cognitivas, comportamentais, afetivas e sociais,
culturais (dentre outros);
2) Na aprendizagem: Estudos dos processos ativos e
interativos de apropriação pelo sujeito, do mundo em que vive; interativo de orientação
e experiências mútuas.
Concluímos então, que dentro
do processo educacional, a Psicologia objetiva,
reformular ideias para a construção de práticas educativas que garanta um
processo de aprendizagem significativo, tendo como papel fundamental a promoção
do desenvolvimento psicológico dos indivíduos (na busca de entender o humano - natureza
e cultura, sujeito e objeto, homem e sociedade), a parti de conclusões obtidas
pela ciência psicológica, dentro de situações educativas, das práticas
educativas vivenciadas no cotidiano escolar.
Referência
TENREIRO, Maria Odete Vieira. Psicologia da
educação. Ponta Grossa: Ed.UEPG, 2009.
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