sexta-feira, 6 de abril de 2018

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO (Recortes de Pensamentos)

A Psicologia busca junto com outras áreas, dentre as quais: Medicina, Biologia, Filosofia, Genética, Antropologia, Sociologia e a Pedagogia, investigar as modificações que ocorreram dentro do processo na relação que envolveu (e que envolve) o indivíduo com o mundo, no intuito de realizar, possíveis propostas de melhores e mais eficazes formas de interações.
E no campo da Pedagogia, a Psicologia busca compreender as variáveis psicológicas do fenômeno educativo, com vista nas relações entre os sujeitos, bem como do sujeito e os objetos de conhecimentos, dentro do processo de desenvolvimento do ser humano e a aprendizagem, assim, “Psicologia da Educação vem se construindo progressivamente a fim de responder à necessidade de fazer um elo entre conhecimentos advindos da ciência psicológica e a teoria e a prática educacionais” (TENREIRO, 2009, p. 24).
Nesse sentido, “A Psicologia, como uma ciência da consciência, tem o papel de investigar as mudanças que ocorrem no sujeito em sua interação com o mundo (mudanças cognitivas, afetivas, comportamentais, sociais, morais etc.)”. (TENREIRO, 2009, p. 34-35), dentro desse aspecto, a Psicologia, no campo educacional apresenta as seguintes contribuições (dentre outras):

1) No desenvolvimento: Estudos das mudanças evolutivas na pessoa, nas questões biológicas, cognitivas, comportamentais, afetivas e sociais, culturais (dentre outros);
2) Na aprendizagem: Estudos dos processos ativos e interativos de apropriação pelo sujeito, do mundo em que vive; interativo de orientação e experiências mútuas.

Concluímos então, que dentro do processo educacional, a Psicologia  objetiva, reformular ideias para a construção de práticas educativas que garanta um processo de aprendizagem significativo, tendo como papel fundamental a promoção do desenvolvimento psicológico dos indivíduos (na busca de entender o humano - natureza e cultura, sujeito e objeto, homem e sociedade), a parti de conclusões obtidas pela ciência psicológica, dentro de situações educativas, das práticas educativas vivenciadas no cotidiano escolar.

Referência

TENREIRO, Maria Odete Vieira. Psicologia da educação. Ponta Grossa: Ed.UEPG, 2009.

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