terça-feira, 6 de agosto de 2019

PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA: PARTE 4 – PAPEL DA ESCOLA
Segundo Libâneo (2006), a escola é concebida como mediação entre o individual e o social, capaz de exercer a articulação entre a transmissão dos conteúdos e a assimilação ativa por parte de um aluno para atos concreto, isto é, inserido num contexto de relações sociais, como ator principal do processo, com direcionamentos para ações conscientes e responsáveis.
Para Aranha (2006, p. 276), o papel da escola e garantir de forma transformadora e concientizadora, a aprendizagem dos conteúdos, de maneira que permita aos alunos uma real compreensão e possibilidades de participar da sociedade de forma crítica, e que deve se trabalhado a partir de aspectos de:
1) diálogo entre professores e alunos;
2) respeito ao desenvolvimento psicológico dos educandos;
3) superação da visão de senso comum;
4) experiência inicial do educando e incorporação ao universo cultural acumulado historicamente pela humanidade.
5) promoção da socialização do saber que “permitam alcançar o saber elaborado”.
6) mediação entre o aluno e a realidade, ocupando-se com “a aquisição de  conteúdos, a formação de habilidades hábitos e convicções”.
A pedagogia histórico-crítica,busca favorecer o desenvolvimento de apreensão e compreensão de conhecimento sistematizado acumulado ao longo do tempo produzido ao longo da história e que foi institucionalizado pela escola.
A escola é uma instituição cujo papel consiste na socialização do saber sistematizado. Vejam bem: eu disse saber sistematizado; não se trata, pois, de qualquer tipo de saber. Portanto, a escola diz respeito ao conhecimento elaborado e não ao conhecimento espontâneo; ao saber sistematizado e não ao saber fragmentado; à cultura erudita e não à cultura popular. Possibilitam o acesso ao saber elaborado (ciência), bem como o próprio acesso aos rudimentos desse saber. As atividades da escola básica devem organizar-se a partir dessa questão. Se chamarmos isso de currículo, poderemos então afirmar que é a partir do saber sistematizado que se estrutura o currículo da escola elementar. Ora, o saber sistematizado, a cultura erudita, é uma cultura letrada. Daí que a primeira exigência para o acesso a esse tipo de saber seja aprender a ler e escrever. Além disso, é preciso conhecer também a linguagem dos números, a linguagem da natureza e a linguagem da sociedade. Está aí o conteúdo fundamental da escola elementar: ler, escrever, contar, os rudimentos das ciências naturais e das ciências sociais (história e geografia). (SAVIANI, 2011 p. 14).
Nessa perspectiva, o “fazer que tem como resultado um produto material, no entanto, não se separa do trabalho ‘não-material’, que consiste na produção de ideias, conceitos, valores, ou seja, na produção do saber”, assim,  a escola busca nesse contexto, difundir os conteúdos concretos e indissociáveis das realidades sociais e que favoreça o viver de forma mais digna.
Referências
ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Filosofia da Educação. 2 ed. São Paulo: Moderna, 1996.
GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 2 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 18 ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2009. (Educação Contemporânea).
 ______. Escola e Democracia. 25 ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991.
 ______. Interlocuções pedagógicas: conversa com Paulo Freire e Adriano Nogueira e 30 entrevistas sobre educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.
 ______. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11 ed. Campinas-SP: Autores Associados, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário