PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA: PARTE 2 –
CONCEPÇÕES METODOLÓGICAS E SEUS PASSOS (ETAPAS)
Introdução
A
proposta metodológica da Pedagogia Histórico-Crítica, apresenta-se como um
caminho que busca a apropriação e (re)construção do conhecimento de forma
sistematizada no intuito de evidenciar todos os conteúdos que são trabalhados
na escola, sendo estes, uma expressão de necessidades sociais situadas
historicamente, apresentando-se a partir de passos pedagógicos (Etapas) de
construção do conhecimento escolar, sendo estes expostos a segui.
1ª Etapa: Prática Social Inicial, forma de abordagem dos conteúdos.
1.1 Conteúdos: são listados os conteúdos em forma de tópicos.
1.2 Vivência do conteúdo: preparação por meio se diálogo e discussão
coletiva, realização de anotações referente aos conhecimentos dos alunos, sobre
o que sabem e/ou gostaria de saber, ou seja, momento de esclarecer o levantamento
da realidade sobre o tema.
2ª Etapa: Problematização, momento de transformar os conteúdos em
questões desafiadoras visando o despertar investigativo dos alunos, bem como, o
de relacionar o conteúdo com a prática social.
2.1 Discussão sobre o conteúdo: Identificação e discussão dos principais
problemas no contexto da prática social, relacionado com os conteúdos, em que
são trabalhados: a transformação dos conteúdos, com vista nos desafios da
prática social inicial, ou seja, processo de transformação das questões
problematizadoras/desafiadoras.
2.2
Dimensões do conteúdo a serem respeitadas: Momento em que busca-se
desenvolver possíveis relações com outros campos de saberes, voltados para
aspectos da formação integral do aluno dentre os quais - construção histórica dos conteúdos,
econômicos, sociais e suas prática, legislação, conceitual, religiosa,
cultural, estética, afetiva, dentre outros aspectos possíveis.
3ª Etapa: Instrumentalização, momento em que
ocorrem as ações docente e discentes.
3.1 Ações
Docentes: que vai desde, preparação das aulas – predisposição
mental sobre o que vai executar, em relação ao conteúdo, processos pedagógicos,
recursos e formas de avaliação; até (durante) a execução da aula – quando
ocorre a exposição do professor sobre a importância, necessidade e validade do
conteúdo, com vista no referencial teórico-metodológico e criação das condições
favoráveis à aprendizagem dos alunos.
3.2 Ações Discentes: atitudes e ações dos alunos durante a aula,
em que irá ocorrer, a) realização de atividades – mentais, memorizar: decorar,
recordar, repetir, também a busca pela apreensão; b) compreensão – quando o
aluno busca dizer com suas palavras o
que ouviu/leu, interpretar, explicar; c) aplicação – quando ocorre a
transferência dos conhecimentos adquiridos para novas situações concretas; c)
análise – em que são demonstrados o todo do conteúdo em suas partes
constitutivas; d) sistematização –
momento em que reuni e/ou ocorre a combinação dos elementos para formar um todo
novo, uma nova estrutura; e) Momento avaliativo – em que ocorre o atos de
reflexivos de julgamento, criticas, comparações, em que o aluno busca emiti
juízo e tomadas de decisões de valor sobre os conteúdos relevantes..
3.3 Ações Discentes: Recursos humanos e materiais – Refere-se a
listagem de pessoas, equipamentos e objetos necessários ao desenvolvimento do
trabalho docente e discente.
4ª Etapa: Catarse, momento em que
ocorre as atividades desafiadoras.
4.1 Síntese mental do aluno: momento em que o aluno manifesta para si o
que aprendeu, o que incorporou além do que já sabia sobre o assunto, em que se
busca identificar dentro outros aspectos,: quais os novos conhecimentos que se
espera que o aluno incorpore; síntese dos conteúdos necessários, síntese e
produção individual, Síntese e produção coletiva.
4.2 Expressão da síntese (Avaliação): Criar condições para o aluno expressar os
novos conhecimentos: provas, debates, apresentações, etc.
5ª Etapa: Prática Social Final, onde ocorrem as ações concretas da função social do conteúdo,
relacionado às Intenções e aprendizado do
aluno e das suas ações e compromisso dispõe-se ao executar em seu cotidiano visando
ações práticas.
Pequena consideração do contexto
Os
caminhos apresentados (as Etapas), constituem juntas, um todo indissociável e
dinâmico, onde: a Prática Social Inicial e Final são o contexto de onde provém
e para onde retorna o conteúdo reelaborado pelo processo escolar. A
Problematização, a Instrumentalização e a Catarse são os três passos de efetiva
construção do conhecimento na e para a prática social.
Referências
GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 2 ed. Campinas,
SP: Autores Associados, 2003.
SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 18 ed. rev.
Campinas: Autores Associados, 2009. (Educação Contemporânea).
______. Escola e Democracia. 25 ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados,
1991.
______. Interlocuções pedagógicas: conversa com Paulo Freire e Adriano
Nogueira e 30 entrevistas sobre educação. Campinas, SP: Autores Associados,
2010.
______. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11 ed.
Campinas-SP: Autores Associados, 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário