sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

COMPONENTES DO COMPUTADOR*
CPU
Unidade Central de Processamento: é composta por circuitos eletrônicos, que são responsáveis pelo gerenciamento de todas as funções do sistema.
Memórias
são definidas como, dispositivos eletrônicos responsáveis pelo armazenamento de informações e instruções utilizadas pelo computador.
Tipos de memórias
a) Memórias RAM: A memória RAM é volátil, ou seja, cortando-se sua alimentação elétrica, apagamos os dados que estavam nela armazenados, como em uma calculadora – quando a desligamos perdemos os dados que estavam sendo exibido no visor;
b) Memória ROM: memória somente de leitura. Esta memória é permanente e não perde seus dados ao desligarmos o computador;
c) Memórias Auxiliar: armazena as informações da memória principal.
Ex: Disquetes, discos rígidos (winchester), CDROM, etc.
Periféricos
Para que a CPU possa comunicar-se com o meio externo, são necessários dispositivos a fim de receber e transmitir dados provenientes do processamento. Para isso existem periféricos, que são equipamentos, os quais possibilitam a comunicação. São eles as unidades de entrada e as unidades de saída, dispositivos que complementam o hardware da unidade central.
Unidade de Entrada
Conjunto de dispositivos que converte informação utilizada externamente para formatos utilizados pela máquina.
Ex: teclado, mouse, scanner, etc.
Unidade de Saída
Conjunto de dispositivos que converte informação utilizada pela máquina para formatos utilizados externamente.
Ex: monitor, impressora, som, etc.
Unidades de Entrada e Saída
Conjunto de dispositivos que funcionam tanto de entrada como saída. Estes podem tanto receber dados de usuários ou de outro dispositivo como também enviar dados para outro dispositivo.
Ex.:CD-ROM, disco rígido, pendrive, etc.
*Créditos: IFMA/CERTEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário