FUNDAMENTOS TEÓRICOS E HISTÓRICOS CONTEXTUAL DA EJA
Educação
de Adultos
A educação de adultos
denota todo o corpo de processos de aprendizagem em curso, formais ou não, pelo
qual as pessoas consideradas adultas pela sociedade a que pertencem desenvolvem
suas habilidades, enriquecem seus conhecimentos e melhoram suas qualificações
técnicas ou profissionais ou buscam uma nova direção para satisfazer as
próprias necessidades e as de sua sociedade. (UNESCO, 1997, p. 1).
Contexto
Histórico
A EJA, de acordo com a Lei
9.394/96 (contemplada nos artigos 37 e 38), é concebida como uma modalidade de
ensino da educação básica nas etapas do ensino fundamental e médio, usufrui de
uma especificidade própria que, como tal deve receber um tratamento consequente,
e desde 1996 deixou de ser programa e passou a ser uma modalidade de ensino.
Essa modalidade de ensino é
destinada para aqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos na
idade própria, para realizar os exames pela via dos supletivos à semelhança do
prescrito na Lei 5.692/71 para o ensino de 1º e 2º graus. E, com a atual LDB
9.394/96, as idades para realizar os exames da modalidade de EJA foram alteradas
para:
a) No Ensino Fundamental maiores de 15 anos;
b)
No Ensino Médio, idade mínima de 18 anos.
Funções
da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
a) Reparadora – Tida como uma chance e
alternativa do educando Jovem e adulto está presente na escola, com vista na
formação sócio-culturais
e efetiva atuação das políticas sociais;
b) Equalizadora – reengajamento no sistema
educacional, superando a interrupção ocasionada por fatores diversos e/ou desiguais
oportunidades de permanência que forçaram a uma repetência ou pela evasão dando
novas perspectivas de inserções na vida profissional, na vida social e pessoal.
c)
Qualificadora – proporcionar atualização de conhecimentos, de potencialidades, adequação e
desenvolvimento da escolarização e da vida pessoal, dentro do contexto da
universalidade educacional, com vista na superação da desigualdade social.
Organização
da modalidade de EJA
a) EJA Anos Iniciais – 1º ao 5º ano (1ª etapa:
1º ao 3º ano, e 2ª etapa: 4º ao 5º ano).
b) EJA Anos Finais – 6º ao 9º ano (3ª etapa: 6º
e 7º ano e 4ª etapa: 8º e 9º ano).
c) EJA Ensino Médio – 1º ao 2° ano
Considerações
A EJA é um direito, e, que
todos que tiverem acesso possam alcançar uma formação capaz de permitir
trabalho e desenvolver a cidadania, de forma a fortalecer o social e a
cidadania.
Há uma razão simples para
argumentar em favor da prioridade à educação de jovens e adultos: a educação é
um direito que não prescreve aos 14 anos, devendo reconceituar o processo educacional
de jovens e adultos, como continuo e permanente aprendizagem.
Não priorizar a educação de
jovens e adultos é penalizar duplamente os analfabetos e/ou aqueles que não
tiveram a oportunidade dar continuidade aos seus estudos, tendo-se a necessidade
de reconhecer o papel indispensável do educador bem formado.
Referências
Consultadas
CURY,
Carlos Roberto Jamil. A Educação Básica no Brasil. Educ. Soc., Campinas,
vol. 23, n. 80, setembro, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n80/12929.pdf.
Acessado em: 22 dez. 2019.
GADOTTI,
Moacir. Por uma educação nacional de educação popular de jovens e adultos. São
Paulo: Moderna, 2014.
SAMPAIO,
Marisa Narcizo. Educação de Jovens e
Adultos: uma história de complexidade e tensões. Revista Práxis
Educacional, Vitória da Conquista - BA, v.5, n.7, jul. dez. 2009. Disponível em: http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/viewFile/241/253.
Acessado em: 22 dez. 2019.
NEY,
Antônio. Política Educacional: organização e estrutura da educação
brasileira. Rio de Janeiro: Wak editora, 2008.
SILVA,
Iva Souza da; PAIXÃO, Maria do Socorro. Política e Legislação Educacional. São
Luis: UEMANET, 2011.
UNESCO.
Educação de adultos: Declaração de Hamburgo, agenda para o futuro.
Brasília: UNESCO, 1997.
UNESCO.
Segundo relatório global sobre aprendizagem e educação de adultos.
Brasília: UNESCO, 2014. Disponível em:
http://confinteabrasilmais6.mec.gov.br/images/documentos/2_relatorio_global_aprendizagem_educacao_adultos.pdf.
Acessado em: 25 dez. 2019.
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