quarta-feira, 6 de novembro de 2019

ANÁLISE DO LIVRO: O ENSINO DE HISTÓRIA E A FORMAÇÃO DO ESTADO MODERNO – Parte 1 (Resumo e Estrutura)
Allef Gustavo Silva dos Santos*
Matheus Wilson Silva dos Santos**
RESUMO DO LIVRO
O livro didático é especifico para o primeiro ano do ensino médio, cujo título é História em movimento: dos primeiros humanos ao estado moderno, e os autores responsáveis pela elaboração do livro e pela sua estruturação são Gislane Campos Azevedo e Reinaldo Seriacopi. Gislane Campos Azevedo é mestre em história social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professora universitária, pesquisadora e ex-professora de história dos ensinos fundamental e médio nas redes pública e privada. Reinaldo Seriacopi é bacharel em Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e em jornalismo pelo Instituto Metodista de ensino superior (IMS-SP). Editor especializado na área de história.
ESTRUTURA DO LIVRO
A escrita de todo o material didático, apesar de ter sido realizada no ano de 2011, é bem concisa e próxima dos estudos atuais, levando em consideração também as atividades, imagens e ilustrações apresentadas em todo o decorrer do material. O conteúdo apresentado tem uma variação na estrutura dos capítulos, pois alguns deles são mais resumidos e outros mais extensos, o que ajuda o aluno a entender melhor o que é apresentado, além das atividades terem um teor mais simples para os alunos entenderem e responder com facilidade todas as questões. As concepções a respeito do conteúdo exposto no livro são de relevância essencial para uma historiografia atual, levando em consideração que todo o assunto é resumido de forma que o aluno e o professor possam entender e discutir para obterem maior aproveitamento. O conteúdo resumido permite que o professor leve materiais além do livro, para serem expostos em sala de aula, pois com a atual configuração do livro analisado há essa possibilidade, fazendo-se uma aula mais dinâmica interessante para prender a atenção do aluno no conteúdo.
O livro é estruturado em cinco unidades, além de contar com questões do Enem e um glossário, sugestões de filme e de leituras complementares e uma ampla bibliografia, o que pode ser observado ao final do livro o livro, que possui 30 capítulos, que vão desde o capítulo intitulado “África o berço da humanidade” até o capitulo “Absolutismo monárquico”. Vendo por esse ponto, podemos perceber que a estruturação do livro é muito eficaz quando coloca em perspectiva diversos assuntos para facilitar o entendimento do aluno. A disposição dos assuntos nas unidades e nos capítulos estão estruturados de maneira que fica fácil para o aluno efetuar uma leitura de qualidade e ter um entendimento básico antes da explicação do professor. O livro contém também várias imagens e ilustrações e quadros de explicações, em algumas partes que possuem questões ao fim de cada capítulo, que são de grande importância para o aluno fixar o conteúdo de maneira efetiva. A existência de mapas também facilita a explicação do professor e ajuda o aluno a se localizar nos lugares que são falados nos textos, colocando também curiosidades ao fim de cada capítulo do assunto ou do país que é falado. O livro é de grande porte, bem robusto e conta com um material didático muito bem estruturado e formulado para o entendimento do aluno.
Este livro apresenta uma quantidade diversificada dos conteúdos, colocando-os bem resumidos para a melhor absorção, e outros bem mais densos para uma discussão mais abrangente e mais profunda. Sobre o conteúdo podemos observar também que a construção do entendimento do autor é bem atual apesar de ser um livro antigo. Além disso, algumas proporções dos conteúdos vêm com auxílio de ilustrações, imagens e atividades, o que deixa o livro mais rico e bem mais diversificado para o aluno entender e testar os seus conhecimentos a respeito dos assuntos. Todas essas características permitem que o professor leve materiais fora do livro para complementar os assuntos que estão mais resumidos, ou trazer outro tipo de fonte para que o aluno possa entender os conteúdos mais densos. Sendo assim, o livro é de fundamental importância para o aprendizado, mas também não é uma ferramenta única para o ensino. Assim, temos a concepção de que este livro destinado ao 1º ano do ensino médio atende as concepções de assunto, estruturação, questionamentos, além de ter uma bibliografia extensa para o aluno poder observar outros materiais, contendo também um sumário e um glossário para que o aluno possam aprender sobre  termos que não são explicados no livro.
*Graduando do curso Licenciatura em História na Universidade Estadual do Maranhão - UEMA / Centro de Estudos Superiores de Caxias - CESC. – E-mail: allefgustavosantos@gmail.com
**Graduando do curso Licenciatura em História na Universidade Estadual do Maranhão - UEMA / Centro de Estudos Superiores de Caxias - CESC. – E-mail: 1997mwss@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário