PROJETO
RÁDIO NA ESCOLA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
1 INTRODUÇÃO
A
rádio possui características compatíveis às necessidades e realidades, sociais
e culturais do alunado de modo geral, e ao focar o seu uso na área educacional,
poderá trazer relevantes benefícios à comunidade escolar.
Diante
disso, torna-se interessante o desenvolvimento de projetos para implementação e
uso de rádio escolar com direcionamentos para contribuir no processo de
ensino-aprendizagem e consequentemente na formação do aluno
Para isso importante capacitar e atribuir
competências aos agentes atuantes da área educacional, possibilitará um domínio
tecnológico e conceitual necessário à difusão da cultura do uso do rádio dentro
do contexto interdisciplinar.
3 OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral
Compreender a Rádio como um espaço de
desenvolvimento social veiculado à construção e de conhecimentos.
3.2 Objetivos
Específicos
· Identificar as necessidades e
interesses da comunidade escolar a fim de elaborar planos que abordem a
realidade escola local;
- Discutir forma de
implantação do uso da rádio no ambiente escolar.
4 REFERENCIAL TEÓRICO
No século XXI, a educação além de transmitir
informações, tem por desafio formar cidadãos que saibam transformar informações
em conhecimentos em benefício próprio e de sua comunidade.
Para Araya Barbosa e Sierra Mijía (1999, p.15), “O
rádio na América Latina tem exercido um importante papel comunicacional por
apresentar, nas últimas décadas, uma possibilidade de participação as
comunidades”.
A Escola, que ao
longo dos tempos se distanciou da vida cotidiana, busca hoje diminuir estas
distâncias e é neste sentido que o trabalho com projeto Rádio na Escola vem
contribuir, ou seja, preencher a lacuna formada entre sociedade e escola,
desenvolvendo competências e habilidades (capacidade de síntese, de raciocínio,
de verbalização de ideias, etc.) que viabilizem as comunidades escolares
condições de realizar um projeto de vida e de sociedade melhor. (AZEVEDO;
PERUZZO; RINALDI, 2010).
5 METODOLOGIAS
· Levantamento
de materiais necessários para a implementação do projeto;
· Elaboração,
apresentação e apreciação do pré-projeto na comunidade escolar;
· Discussão
e elaboração do projeto (metas, período, responsáveis, etc);
· Apresentação, execução, monitoramento e avaliação do projeto.
6 ORIENTAÇÕES E AÇÕES
O
pré-projeto precisa ser apresentado na comunidade escolar para os gestores,
coordenadora pedagógica e para alguns dos colegas professores, onde o mesmo precisam
avaliar para realizar observações e contribuições.
Posteriormente,
deve ser realizadas alterações sugeridas pela comunidade escolar, logo
observamos que a escola dispõe de quase todos os equipamentos necessários para
a implantação do projeto.
Por
conseguinte, precisa direcionar olhares para implantação da rádio na escola e o
mesmo precisa ser apresentado na comunidade escolar.
Deve-se observar o ano letivo no que se
refere as atividades desenvolvidas pela escola objetivando que a implantação do
projeto tenha articulação com a comunidade escolar.
7
CONDERAÇÕES
Considerando que o projeto deve promover
práticas interdisciplinares, oportunizando trabalho em equipe, certamente
contribuirá para a promoção de ações voltadas para a cooperação, raciocínio,
participação, verbalização de ideias, valorização e respeito ao próximo,
elementos indispensáveis a formação de cidadãos atuantes, críticos e formadores
de opiniões capazes de promoverem transformações concretas e positivas no
processo de ensino aprendizagem.
REFERÊNCIAS
AZEVEDO,
Adriana Barroso de; PERUZZO, Cicilia M. Krohling ; RINALDI, Maria Luisa. Rádio-Escola Mauá: da concepção teórica à prática. Disponível
em: <http://encipecom.metodista.br/mediawiki/images/d/d7/GT6_-_021.pdf>.
Acesso em: 12 fev. 2010.
MÍDIA na Escola.
Ciclo Intermediário. Disponível em:
<http://eproinfo.mec.gov.br/fra_def.php?sid=D99FB4F2E5182C649D07F383CE3595E0>.
Acesso em: fev. 2010.
SILVA, Marco. Sala de aula interativa. Rio de
Janeiro: Quartet, 2000.
SOARES, Ismar
de Oliveira. Sociedade da Informação ou
da Comunicação? São Paulo, Ed Cidade Nova, 1996.
RÁDIO na
Escola. O que é necessário para começar? Disponível em:
<http://radiofonicaescolar.blogspot.com/>. Acesso em: 28 jan. 2010.
MÍDIA na
Educação. Ciclo Intermediário. Disponível em: <http://eproinfo.mec.gov.br/fra_def.php?sid=D99FB4F2E5182C649D07F383CE3595E0>.
Acesso em: fev. 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário