quarta-feira, 6 de novembro de 2019

PROJETO RÁDIO NA ESCOLA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
1 INTRODUÇÃO
A rádio possui características compatíveis às necessidades e realidades, sociais e culturais do alunado de modo geral, e ao focar o seu uso na área educacional, poderá trazer relevantes benefícios à comunidade escolar.
Diante disso, torna-se interessante o desenvolvimento de projetos para implementação e uso de rádio escolar com direcionamentos para contribuir no processo de ensino-aprendizagem e consequentemente na formação do aluno
Para isso importante capacitar e atribuir competências aos agentes atuantes da área educacional, possibilitará um domínio tecnológico e conceitual necessário à difusão da cultura do uso do rádio dentro do contexto interdisciplinar.
3 OBJETIVOS        
3.1 Objetivo Geral
Compreender a Rádio como um espaço de desenvolvimento social veiculado à construção e de conhecimentos.
3.2 Objetivos Específicos
· Identificar as necessidades e interesses da comunidade escolar a fim de elaborar planos que abordem a realidade escola local;
  • Discutir forma de implantação do uso da rádio no ambiente escolar.
4 REFERENCIAL TEÓRICO
No século XXI, a educação além de transmitir informações, tem por desafio formar cidadãos que saibam transformar informações em conhecimentos em benefício próprio e de sua comunidade.
Para Araya Barbosa e Sierra Mijía (1999, p.15), “O rádio na América Latina tem exercido um importante papel comunicacional por apresentar, nas últimas décadas, uma possibilidade de participação as comunidades”.
A Escola, que ao longo dos tempos se distanciou da vida cotidiana, busca hoje diminuir estas distâncias e é neste sentido que o trabalho com projeto Rádio na Escola vem contribuir, ou seja, preencher a lacuna formada entre sociedade e escola, desenvolvendo competências e habilidades (capacidade de síntese, de raciocínio, de verbalização de ideias, etc.) que viabilizem as comunidades escolares condições de realizar um projeto de vida e de sociedade melhor. (AZEVEDO; PERUZZO; RINALDI, 2010).
5 METODOLOGIAS          
·      Levantamento de materiais necessários para a implementação do projeto;
·      Elaboração, apresentação e apreciação do pré-projeto na comunidade escolar;
·      Discussão e elaboração do projeto (metas, período, responsáveis, etc); 
·      Apresentação, execução, monitoramento e avaliação do projeto.
6 ORIENTAÇÕES E AÇÕES
O pré-projeto precisa ser apresentado na comunidade escolar para os gestores, coordenadora pedagógica e para alguns dos colegas professores, onde o mesmo precisam avaliar para realizar observações e contribuições.
Posteriormente, deve ser realizadas alterações sugeridas pela comunidade escolar, logo observamos que a escola dispõe de quase todos os equipamentos necessários para a implantação do projeto.
Por conseguinte, precisa direcionar olhares para implantação da rádio na escola e o mesmo precisa ser apresentado na comunidade escolar.
Deve-se observar o ano letivo no que se refere as atividades desenvolvidas pela escola objetivando que a implantação do projeto tenha articulação com a comunidade escolar.
7 CONDERAÇÕES
Considerando que o projeto deve promover práticas interdisciplinares, oportunizando trabalho em equipe, certamente contribuirá para a promoção de ações voltadas para a cooperação, raciocínio, participação, verbalização de ideias, valorização e respeito ao próximo, elementos indispensáveis a formação de cidadãos atuantes, críticos e formadores de opiniões capazes de promoverem transformações concretas e positivas no processo de ensino aprendizagem.
REFERÊNCIAS
AZEVEDO, Adriana Barroso de; PERUZZO, Cicilia M. Krohling ; RINALDI, Maria Luisa. Rádio-Escola Mauá:  da concepção teórica à prática. Disponível em: <http://encipecom.metodista.br/mediawiki/images/d/d7/GT6_-_021.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2010.
MÍDIA na Escola. Ciclo Intermediário. Disponível em: <http://eproinfo.mec.gov.br/fra_def.php?sid=D99FB4F2E5182C649D07F383CE3595E0>. Acesso em: fev.  2010.
SILVA, Marco. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2000.
SOARES, Ismar de Oliveira. Sociedade da Informação ou da Comunicação? São Paulo, Ed Cidade Nova, 1996.
RÁDIO na Escola. O que é necessário para começar? Disponível em: <http://radiofonicaescolar.blogspot.com/>.  Acesso em: 28 jan. 2010.
MÍDIA na Educação. Ciclo Intermediário. Disponível em: <http://eproinfo.mec.gov.br/fra_def.php?sid=D99FB4F2E5182C649D07F383CE3595E0>. Acesso em: fev.  2010.

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