ANÁLISE DO LIVRO:
O ENSINO DE HISTÓRIA E A FORMAÇÃO DO ESTADO MODERNO – Parte 3 (Capítulo 25: Relação entre as competências e o conteúdo do livro)
Allef Gustavo Silva dos Santos*
Matheus Wilson
Silva dos Santos**
Conteúdo: Capítulo 25 “A Formação do Estado Moderno”. este capítulo é dimensionado por
uma introdução e quatro tópicos, a interação das competências com assuntos
selecionados é de grande relevância, pois além de analisar um contexto da
formação dos estados absolutistas podemos ter toda a formação da sociedade,
tanto culturalmente quanto socialmente além de uma estruturação do poder. Isso
é visível no decorrer no capítulo, levando em consideração que podemos associar
essas questões e esse conteúdo com a primeira competência que tem como objetivo
analisar um contexto político econômico e social que é um processo de
modernização que ocorre neste momento, utilizando os diferentes pontos de vista
para ter uma visão Geral das fontes e dos argumentos sobre o conteúdo.
Também
podemos considerar o ponto dois das competências específicas, que coloca como
ponto principal a formação do território e fronteiras em tempo espaço. Podemos
ir na formação dos estados absolutistas às questões das Fronteiras entre os
estados, e também uma formação do território, pois o papel geopolítico desses
lugares é bastante complicado por conta das relações de poder que são
estruturadas nessa época, além das fortes relações entre os poderes dos Estados Nações que, de várias formas,
tentam dominar ou apaziguar os conflitos para buscar mais território ou
recursos. Dessa
forma, podemos colocar também a terceira e a quarta competência porque ambas
relacionam a questão dos grupos sociais e do impacto econômico que acontece
nesses lugares relacionando isso com o tempo e com o conteúdo. Podemos ver a
criação desses mecanismos sociais e econômicos dos Estados absolutistas,
levando em consideração todo o contexto de grupos que são retirados do poder ou
aqueles grupos que não tem nenhum tipo de autoridade e ficam à mercê dos
poderosos. Também podemos colocar um contexto socioambiental e econômico que
propicia a riqueza do Estado Absolutista a curto das pessoas que trabalham nas
fazendas e nas lavouras de subsistência o que repercute tanto no local quanto
nacional e globalmente pois os impactos referentes a essas práticas interfere
em toda uma sociedade e anexada, pois qualquer tipo de abalo na economia e no
modo de governo vai abalar as seguintes localizações que se utilizam da mesma
estrutura de poder e econômico.
Assim
também, podemos relacionar as duas últimas competências que são a quinta e a
sexta. A quinta consiste em identificar e combater as diversas formas de
justiça, preconceito e violência. Podemos relacionar os conteúdos analisando o
contexto social dessa época e a justiça que o poder absolutista fazia diante da
sociedade e dos menos afortunados e o preconceito que vem a questão do nascer
pobre morrer pobre. Aborda também concepções e formulações de algumas questões
de direitos e deveres que são instituídos como uma forma de controle maciço da
população e uma forma de controlar rebeliões ou confrontos contra a parte da
população que mantém o poder. Podemos colocar a sexta e última competência que
se refere a uma visão sobre o conteúdo de batida de uma forma crítica a
respeito do conteúdo, levando em consideração os aspectos sociais, culturais,
políticos e econômicos, para que possamos ter uma visão geral dos
acontecimentos e de como foi a formação desses poderes. A formação deste
conteúdo considera que toda a construção deve ser de forma fácil de se
entender, que possa prender a atenção do aluno e que ele possa ter uma
consciência crítica e responsável sobre esse assunto e sobre a formação dele.
Além disso, ele pode associar o conteúdo com o tempo atual e fazer as
comparações criticamente e construtivamente para que ele possa ter uma noção
sobre o que mudou e o que permaneceu. É possibilitada a criação de uma
autoconsciência histórica para que o aluno seja um cidadão mais consciente em
relação à formação dos estados e das estruturas sociais, políticas e econômicas
do mundo e do país que ele habita.
Utilizando
a análise feita até este momento sobre o livro, podemos constatar que ele é
apropriado e bem estruturado, além de ter os conteúdos especificados e prontos
para serem repassados ao aluno. Concluímos então que o livro pode ser usado
para atender todas as competências e habilidades que estão na BNCC, de maneira
que o professor também possa ter possibilidades de usá-lo de maneira correta,
além de fazer conteúdos e materiais fora do livro para uma maior compreensão e
utilização livro. A análise feita a respeito do conteúdo que foi proposto para
a formação dos estados modernos vem com um peso, pois ela vai entrar em muitos
contextos sociais econômicos e políticos. Tudo isso é importante para atender a
estas habilidades e competências colocadas. Portanto, o livro e o modo de
trabalhar com ele irão atender esses requisitos de forma ampla e objetiva, não
deixando escapar ao olhar do professor que o livro é um auxílio para a
construção do aprendizado.
*Graduando
do curso Licenciatura em História na Universidade Estadual do Maranhão - UEMA /
Centro de Estudos Superiores de Caxias - CESC. – E-mail: allefgustavosantos@gmail.com
**Graduando do curso Licenciatura em
História na Universidade Estadual do Maranhão - UEMA / Centro de Estudos
Superiores de Caxias - CESC. – E-mail: 1997mwss@gmail.com
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