quarta-feira, 6 de novembro de 2019

ANÁLISE DO LIVRO: O ENSINO DE HISTÓRIA E A FORMAÇÃO DO ESTADO MODERNO – Parte 3 (Capítulo 25: Relação entre as competências e o conteúdo do livro)
Allef Gustavo Silva dos Santos*
Matheus Wilson Silva dos Santos**
Conteúdo: Capítulo 25 “A Formação do Estado Moderno”. este capítulo é dimensionado por uma introdução e quatro tópicos, a interação das competências com assuntos selecionados é de grande relevância, pois além de analisar um contexto da formação dos estados absolutistas podemos ter toda a formação da sociedade, tanto culturalmente quanto socialmente além de uma estruturação do poder. Isso é visível no decorrer no capítulo, levando em consideração que podemos associar essas questões e esse conteúdo com a primeira competência que tem como objetivo analisar um contexto político econômico e social que é um processo de modernização que ocorre neste momento, utilizando os diferentes pontos de vista para ter uma visão Geral das fontes e dos argumentos sobre o conteúdo.
Também podemos considerar o ponto dois das competências específicas, que coloca como ponto principal a formação do território e fronteiras em tempo espaço. Podemos ir na formação dos estados absolutistas às questões das Fronteiras entre os estados, e também uma formação do território, pois o papel geopolítico desses lugares é bastante complicado por conta das relações de poder que são estruturadas nessa época, além das fortes relações entre os poderes  dos Estados Nações que, de várias formas, tentam dominar ou apaziguar os conflitos para buscar mais território ou recursos. Dessa forma, podemos colocar também a terceira e a quarta competência porque ambas relacionam a questão dos grupos sociais e do impacto econômico que acontece nesses lugares relacionando isso com o tempo e com o conteúdo. Podemos ver a criação desses mecanismos sociais e econômicos dos Estados absolutistas, levando em consideração todo o contexto de grupos que são retirados do poder ou aqueles grupos que não tem nenhum tipo de autoridade e ficam à mercê dos poderosos. Também podemos colocar um contexto socioambiental e econômico que propicia a riqueza do Estado Absolutista a curto das pessoas que trabalham nas fazendas e nas lavouras de subsistência o que repercute tanto no local quanto nacional e globalmente pois os impactos referentes a essas práticas interfere em toda uma sociedade e anexada, pois qualquer tipo de abalo na economia e no modo de governo vai abalar as seguintes localizações que se utilizam da mesma estrutura de poder e econômico.
Assim também, podemos relacionar as duas últimas competências que são a quinta e a sexta. A quinta consiste em identificar e combater as diversas formas de justiça, preconceito e violência. Podemos relacionar os conteúdos analisando o contexto social dessa época e a justiça que o poder absolutista fazia diante da sociedade e dos menos afortunados e o preconceito que vem a questão do nascer pobre morrer pobre. Aborda também concepções e formulações de algumas questões de direitos e deveres que são instituídos como uma forma de controle maciço da população e uma forma de controlar rebeliões ou confrontos contra a parte da população que mantém o poder. Podemos colocar a sexta e última competência que se refere a uma visão sobre o conteúdo de batida de uma forma crítica a respeito do conteúdo, levando em consideração os aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos, para que possamos ter uma visão geral dos acontecimentos e de como foi a formação desses poderes. A formação deste conteúdo considera que toda a construção deve ser de forma fácil de se entender, que possa prender a atenção do aluno e que ele possa ter uma consciência crítica e responsável sobre esse assunto e sobre a formação dele. Além disso, ele pode associar o conteúdo com o tempo atual e fazer as comparações criticamente e construtivamente para que ele possa ter uma noção sobre o que mudou e o que permaneceu. É possibilitada a criação de uma autoconsciência histórica para que o aluno seja um cidadão mais consciente em relação à formação dos estados e das estruturas sociais, políticas e econômicas do mundo e do país que ele habita.
Utilizando a análise feita até este momento sobre o livro, podemos constatar que ele é apropriado e bem estruturado, além de ter os conteúdos especificados e prontos para serem repassados ao aluno. Concluímos então que o livro pode ser usado para atender todas as competências e habilidades que estão na BNCC, de maneira que o professor também possa ter possibilidades de usá-lo de maneira correta, além de fazer conteúdos e materiais fora do livro para uma maior compreensão e utilização livro. A análise feita a respeito do conteúdo que foi proposto para a formação dos estados modernos vem com um peso, pois ela vai entrar em muitos contextos sociais econômicos e políticos. Tudo isso é importante para atender a estas habilidades e competências colocadas. Portanto, o livro e o modo de trabalhar com ele irão atender esses requisitos de forma ampla e objetiva, não deixando escapar ao olhar do professor que o livro é um auxílio para a construção do aprendizado.
*Graduando do curso Licenciatura em História na Universidade Estadual do Maranhão - UEMA / Centro de Estudos Superiores de Caxias - CESC. – E-mail: allefgustavosantos@gmail.com
**Graduando do curso Licenciatura em História na Universidade Estadual do Maranhão - UEMA / Centro de Estudos Superiores de Caxias - CESC. – E-mail: 1997mwss@gmail.com

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