quarta-feira, 6 de novembro de 2019

ANÁLISE DO LIVRO: O ENSINO DE HISTÓRIA E A FORMAÇÃO DO ESTADO MODERNO – Parte 2 (Resumo temático do capítulo 25: Formação do Estado Moderno)
Allef Gustavo Silva dos Santos*
Matheus Wilson Silva dos Santos**
Introdução: Soberania do Estado Nacional (discorre sobre conflitos e guerras civis na região africana do Sudão, apontando o seu processo de formação enquanto estado e o sentimento de pertencimento das pessoas abrangidas pelo território do estado geograficamente constituído).
Tópico 1: O rei fortalece seu poder (neste tópico os autores discorrem a respeito do processo de centralização do poder na Europa medieval, antes fragmentado em feudos. O rei é a figura de centralização deste poder que dará corpo aos modernos estados nação).
Tópico 2: A Inglaterra sob os normandos (discorre sobre o processo de expulsão de invasores de localidades onde reside uma espécie de pertencimento cultural, o que dará base para um aspecto de constituição do estado moderno que é a cultura, bem como a língua e a religião que posteriormente será o cristianismo).
Tópico 3: O poder real na França (aqui os autores trazem um exemplo de estado-nação e seu aspecto que ficará conhecido na historiografia como “o absolutismo”; eles passeiam também pela guerra dos 100 anos entre França e Inglaterra, e da disputa de poder entre o clero católico e a nobreza régia).
Tópico 4: Cristãos X Mouros (são abordadas as guerras entre cristãos e mulçumanos na Europa, bem como seus desdobramentos nas cruzadas e a importância disso para a criação de um sentimento de pertencimento a uma cultura diferente da do Oriente e que precisam preservá-la a qualquer custo).
Tópico 5: Portugal (exemplificam o caso da independência e formação do estado português, que de condado passou a estado moderno, com um rei, com exército, nobreza, língua, cultura e religião próprios).
Tópico 6: O nascimento da Espanha (por fim, a Espanha se consolida como estado centralizado, pois antes estava dividido entre os reinos de Leão, Aragão e Castela. Verifica-se uma outra face da centralização do poder e formação de estados grandes e poderosos, isto através de casamentos arranjados entre os nobres).
Sobre o Capítulo: Traz quadros com temáticas de interesse para o conteúdo com uma linguagem adaptada para o seguimento social de quem está lendo o livro (adolescentes). Possui também imagens que remetem aos tópicos estudados, as questões de fixação do conteúdo no total de 08, muito práticas, mas exigem certo grau de entendimento. Por fim, tem ainda as questões sobre uma obra indicada, o que mostra a tendência do livro em estimular os alunos a conhecerem mais sobre o conteúdo através de outras fontes.
*Graduando do curso Licenciatura em História na Universidade Estadual do Maranhão - UEMA / Centro de Estudos Superiores de Caxias - CESC. – E-mail: allefgustavosantos@gmail.com
**Graduando do curso Licenciatura em História na Universidade Estadual do Maranhão - UEMA / Centro de Estudos Superiores de Caxias - CESC. – E-mail: 1997mwss@gmail.com

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