segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

AS PRINCIPAIS TECNOLOGIAS UTILIZADAS EM EaD*
Mídia impressa: texto impresso, caderno de estudos, jornais e boletins, notas de aulas, livros didáticos, apostilas etc.
Mídia sob a forma de áudio e vídeo: fitas gravadas, CD-ROM e outros.
Rádio e televisão: programas ao vivo e gravados.
Tecnologia de telecomunicação interativa, que pode ser via áudio, audiografia (agrega imagens visuais ao áudio), vídeo e computador.
Audioconferência: os participantes são conectados por linhas telefônicas.
Audiográfico: tecnologia que agrega imagens visuais, o áudio e também é transmitida por linhas telefônicas.
Videoconferência: permite a transmissão nos dois sentidos de imagens televisivas via satélite ou a cabo. Outros tipos de equipamento, como monitores de televisão, gravadores/ aparelhos de videocassete, microfone, câmeras e computadores também são usados.
Aprendizado com o uso do computador: programas de estudo autogerenciado que o aluno usa sozinho no computador. O programa educacional pode ser disponibilizado em CD-ROM ou conectado à internet para ter acesso ao hipertexto (conteúdo, página ou texto de internet) e hipermídia (permite ao usuário a interatividade de acesso pelas “ligações” existentes no conteúdo ou página ou documentos da internet).
Com o surgimento da internet tornou-se possível uma nova forma de disseminação por vídeo, denominada vídeo transmissível, ou seja, vídeo no formato digital que permite que as pessoas façam DOWNLOAD na forma compacta, direto de um servidor da WEB.
*Créditos:  IFMA/CERTEC. Textos compilados do Fascículo: Ambientação para Educação a distância: Tópicos em Educação a Distância.
Referência
GOMES. Silvane Guimarães Silva. Ambientação para Educação a distância: Tópicos em Educação a Distância. Instituto Federal Maranhão (IFMA). CERTEC/E-TEC BRASIL, 2010. (p. 88-90).

Nenhum comentário:

Postar um comentário