segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

ALGUNS CONCEITOS SOBRE EDUCAÇÃO À DISTANCIA (EaD)*
O que é?
Educação a distância é o aprendizado planejado que ocorre normalmente em um lugar diferente do local do ensino, exigindo técnicas especiais de criação do curso e de instrução, comunicação por meio de várias tecnologias e disposições organizacionais e administrativas especiais (MOORE & KEARSLEY, 2008, p. 2).
Estudo na EaD
a) é um estudo de aprendizado e ensino;
b) é um estudo de aprendizado que é planejado, e não acidental;
c) é um estudo de aprendizado que normalmente está em um lugar diferente do local de ensino;
d) é um estudo de comunicação por meio de diversas tecnologias.
Autores da EaD
Estudantes: têm papel central no processo de ensino e de aprendizagem e devem ter uma participação de qualidade nas atividades propostas ao longo das disciplinas.
Professor: é o responsável por planejar e preparar uma disciplina (materiais educacionais e atividades avaliativas); coordenar continuamente a equipe de tutores virtuais e presenciais ao longo de sua oferta; bem como acompanhar e orientar os processos de ensino e de aprendizagem.
Tutor a Distância: é o responsável por acompanhar e orientar os processos de ensino e de aprendizagem de um grupo de estudantes ao longo de uma disciplina, por meio do ambiente virtual de aprendizagem da disciplina.
Tutor presencial: é o responsável pelo acompanhamento dos estudantes no polo de apoio presencial, auxiliando em orientações técnicas, na organização para os estudos e na realização de atividades presenciais. Além do acompanhamento presencial, são responsáveis por acompanhar o aluno no ambiente virtual.
Coordenador de Curso: são os responsáveis por articular, integrar e acompanhar a equipe de professores durante o processo de planejamento, preparação e oferta das disciplinas; interagir com os estudantes para acompanhamento de suas dificuldades.
Coordenador de tutoria: é o responsável pelo acompanhamento e na orientação de tutores. Também estabelece um importante canal de comunicação com os estudantes por meio dos Fóruns.
Algumas Características do Aluno EaD
O princípio da Cooperação: é fundamental por permitir auxiliar outrem, realizar um esforço “junto com”, trabalhar em equipe, fazer parte de um grupo.
O princípio da interação: complementa as relações interpessoais que ocorrem na EaD.
Autonomia: iniciativa para ter disposição e, principalmente, ter consciência e responsabilidade a respeito de suas decisões.
Saber viver na EaD requer o esforço para interagir, cooperar e ser autônomo(a) ao ponto de organizar seu tempo de estudo e fazer um autogerenciamento do seu percurso de aprendizagem.
*Créditos: Profa. Simone Costa Andrade dos Santos (IFMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário