quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Ambientação para Educação a distância: Tópicos em Educação a Distância Resumo 9 – Teoria e Prática do Sistema de Acompanhamento em EAD*
Ao preparar um material didático impresso, o professor deve se preocupar com o comportamento do aluno ao “receber” a aula. É importante que o professor “vá junto” com a aula, para poder acompanhar o aluno, dar as explicações e enxergar esse aluno mesmo que distante. Para isso, muitas estratégias são utilizadas no momento em que se prepara uma aula impressa.
Em muitos cursos de EAD é preciso suprir a ausência física do professor por intermédio de uma tecnologia que promova a comunicação síncrona ou assíncrona e também de uma tutoria.
Em muitos cursos a distância, o aluno pode contar com o tutor, que acompanhará o seu progresso e o auxiliará em suas dificuldades. O apoio do tutor em todo o decorrer do curso será muito importante para o sucesso de cada aluno.
Durante todo o curso, tanto o aluno quanto o professor e o tutor deverão desempenhar algumas funções que são primordiais para o bom andamento do curso.
Ambientação para Educação a distância: Tópicos em Educação a Distância Resumo 1 – Avaliação da Aprendizagem*
A avaliação da aprendizagem tem sido um dos aspectos mais polêmicos quando se trata de EAD. Isso porque para muitos educadores é importante que a avaliação seja feita presencialmente, atendendo à Legislação vigente.
A avaliação faz parte do processo de ensino-aprendizagem e, não necessariamente, deve ser realizada somente ao final de cada unidade de ensino, mas ao longo de todo o processo por diferentes atividades. Deve contemplar o aluno e o curso como um todo. Ou seja, o processo de avaliação não deve estar concentrado apenas no aluno, mas deve se estender ao sistema como um todo.
As avaliações podem ser realizadas por meio de auto-avaliação, teste objetivo, exercícios, monografia, estudo dirigido, projeto, prova presencial ou supervisionada, dependendo da característica de cada curso.
Os conteúdos e módulos de um curso em EAD devem apresentar características próprias didaticamente organizadas, para motivar e facilitar o processo de ensino-aprendizagem.
Se durante o curso está prevista a utilização de ambiente de aprendizagem, diversas atividades podem ser propostas pelos professores e desenvolvidas pelos alunos por meio das ferramentas do ambiente. Dependendo do tipo de ambiente, algumas ferramentas disponibilizam para o professor diferentes mecanismos para o processo de avaliação.
*Créditos:  IFMA/CERTEC. Textos compilados do Fascículo: Ambientação para Educação a distância: Tópicos em Educação a Distância.
Referência
GOMES. Silvane Guimarães Silva. Ambientação para Educação a distância: Tópicos em Educação a Distância. Instituto Federal Maranhão (IFMA). CERTEC/E-TEC BRASIL, 2010.

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