quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020


Ambientação para Educação a distância: Tópicos em Educação a Distância Resumo 3 – Histórico da EAD no Brasil*
As experiências de EAD no Brasil ganharam impulso no início do século XXI com as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação).
Desde a fundação do Instituto Rádio-Monitor, em 1939, e depois do Instituto Universal Brasileiro, em 1941, várias experiências de educação a distância foram iniciadas, e algumas delas ainda podem ser vistas hoje em dia, como, por exemplo, o Telecurso Segundo Grau e o Telecurso 2000, cursos de EAD via televisão.
A partir da oficialização da EAD no país como modalidade válida e equivalente para todos os níveis de ensino (fundamental, médio, superior e pós-graduação), as experiências brasileiras em EAD já somam grande número.
Um importante momento para a EAD no Brasil foi a criação, em 1996, da Secretaria de Educação a Distância (SEED). Entre as responsabilidades dessa secretaria, está a de atuar como agente de inovação dos processos de ensino e aprendizagem na EAD.
Ambientação para Educação a distância: Tópicos em Educação a Distância Resumo 4 – Políticas Públicas em EAD no Brasil*
Um dos fatores importantes para o crescimento da EAD no Brasil são as políticas públicas voltadas para a EAD.
Nossa sociedade, hoje, é a da informação, que exige nova forma de organização social, e se fazem necessárias transformações na organização do trabalho, na produção, nos mecanismos de relacionamento social, no acesso à informação. Tudo isso passa pelas questões políticas do país, ou seja, vai sempre depender de decisões políticas e de políticas públicas.
Os avanços tecnológicos no sistema educacional têm incentivado o poder público a desenvolver políticas públicas voltadas para o desenvolvimento de programas de educação a distância.
Para institucionalizar as ações e as políticas em EAD, foi criada, no Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Educação a Distância (SEED), responsável pela coordenação de vários programas de políticas públicas objetivando a educação de qualidade, a ampliação e a democratização do acesso à educação.
*Créditos:  IFMA/CERTEC. Textos compilados do Fascículo: Ambientação para Educação a distância: Tópicos em Educação a Distância.
Referência
GOMES. Silvane Guimarães Silva. Ambientação para Educação a distância: Tópicos em Educação a Distância. Instituto Federal Maranhão (IFMA). CERTEC/E-TEC BRASIL, 2010.

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