Ambientação para Educação a distância: Tópicos
em Educação a Distância Resumo 3 – Histórico da EAD no Brasil*
As
experiências de EAD no Brasil ganharam impulso no início do século XXI com as
TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação).
Desde
a fundação do Instituto Rádio-Monitor, em 1939, e depois do Instituto Universal
Brasileiro, em 1941, várias experiências de educação a distância foram
iniciadas, e algumas delas ainda podem ser vistas hoje em dia, como, por
exemplo, o Telecurso Segundo Grau e o Telecurso 2000, cursos de EAD via
televisão.
A
partir da oficialização da EAD no país como modalidade válida e equivalente
para todos os níveis de ensino (fundamental, médio, superior e pós-graduação),
as experiências brasileiras em EAD já somam grande número.
Um
importante momento para a EAD no Brasil foi a criação, em 1996, da Secretaria
de Educação a Distância (SEED). Entre as responsabilidades dessa secretaria,
está a de atuar como agente de inovação dos processos de ensino e aprendizagem
na EAD.
Ambientação
para Educação a distância: Tópicos em Educação a Distância Resumo 4 – Políticas
Públicas em EAD no Brasil*
Um dos
fatores importantes para o crescimento da EAD no Brasil são as políticas
públicas voltadas para a EAD.
Nossa
sociedade, hoje, é a da informação, que exige nova forma de organização social,
e se fazem necessárias transformações na organização do trabalho, na produção,
nos mecanismos de relacionamento social, no acesso à informação. Tudo isso
passa pelas questões políticas do país, ou seja, vai sempre depender de decisões
políticas e de políticas públicas.
Os
avanços tecnológicos no sistema educacional têm incentivado o poder público a
desenvolver políticas públicas voltadas para o desenvolvimento de programas de
educação a distância.
Para
institucionalizar as ações e as políticas em EAD, foi criada, no Ministério da
Educação (MEC), a Secretaria de Educação a Distância (SEED), responsável pela
coordenação de vários programas de políticas públicas objetivando a educação de
qualidade, a ampliação e a democratização do acesso à educação.
*Créditos: IFMA/CERTEC. Textos
compilados do Fascículo: Ambientação para Educação a distância: Tópicos
em Educação a Distância.
Referência
GOMES. Silvane Guimarães Silva. Ambientação
para Educação a distância: Tópicos em Educação a Distância. Instituto
Federal Maranhão (IFMA). CERTEC/E-TEC BRASIL, 2010.
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