Ambientação
para Educação a distância: Tópicos em Educação a Distância Resumo 5 – Planejamento
e Organização de Sistemas de EAD*
É
muito importante planejar e organizar um sistema de EAD e desenvolver o Projeto
Pedagógico levando em consideração as necessidades de cada curso.
O PDI
define a missão, os objetivos e os princípios da instituição no que se refere
às suas ações de educação.
O
Projeto Pedagógico foi instituído pela Lei no. 9.394/96 da Lei de Diretrizes e
Bases (LDB).
Não
basta criar condições de acesso à informação, é preciso conhecimento sobre o
tema que será oferecido no curso. Fazer um diagnóstico da realidade para
selecionar e organizar os conteúdos de aprendizagem, escolher os meios e as
atividades mais adequadas e definir como avaliar o ensino são fundamentais para
o bom planejamento.
Existem
formas de planejar e organizar um sistema de EAD que levam em consideração
vários aspectos, dentre eles o processo de comunicação entre professor e aluno,
as habilidades no uso das
tecnologias
multimídias e a democratização de saberes.
Ambientação
para Educação a distância: Tópicos em Educação a Distância Resumo 6 – Os Elementos
dos Sistemas de EAD*
Nesta
aula, vimos que existem três elementos principais da EAD: o professor/tutor, o
conteúdo e os aprendizes (alunos).
O
professor pode interagir com os alunos do curso por meio do material impresso,
à medida que utiliza materiais preparados para essa finalidade. Dessa forma,
vai transmitir o conhecimento que possui de maneira que os alunos tenham uma
boa compreensão do conteúdo.
O
conteúdo do curso deverá estar bem estruturado em materiais para leitura e
atividades para os alunos, ou seja, trata-se do curso.
Os
materiais precisam ser elaborados por especialistas que saibam como fazer o
melhor uso de cada tecnologia disponível. O conteúdo pode estar em materiais
impressos, na internet, na forma de áudio ou vídeo.
Alunos
de cursos a distância apresentam a característica de estar em locais distintos,
ou seja, geograficamente dispersos. O lugar que o aluno escolhe para estudar o
material do curso e promover o seu aprendizado é diferente de aluno para aluno.
Os
elementos que constituem um curso de EAD, como a elaboração de conteúdos,
tecnologias de comunicação, interação, aluno, professor, formas de apresentação
do curso, são subsistemas essenciais em toda organização de EAD e devem manter
uma interdependência entre si. Na prática, quanto mais integrados estiverem,
maior será a eficácia da organização de EAD.
As
características dos alunos afetam diversas variáveis de saída, e os índices de
finalização do curso pelos alunos constituem uma fusão de vários fatores de
entrada.
*Créditos: IFMA/CERTEC. Textos
compilados do Fascículo: Ambientação para Educação a distância: Tópicos
em Educação a Distância.
Referência
GOMES. Silvane Guimarães Silva. Ambientação
para Educação a distância: Tópicos em Educação a Distância. Instituto
Federal Maranhão (IFMA). CERTEC/E-TEC BRASIL, 2010.
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