quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020


Ambientação para Educação a distância: Tópicos em Educação a Distância Resumo 5 – Planejamento e Organização de Sistemas de EAD*
É muito importante planejar e organizar um sistema de EAD e desenvolver o Projeto Pedagógico levando em consideração as necessidades de cada curso.
O PDI define a missão, os objetivos e os princípios da instituição no que se refere às suas ações de educação.
O Projeto Pedagógico foi instituído pela Lei no. 9.394/96 da Lei de Diretrizes e Bases (LDB).
Não basta criar condições de acesso à informação, é preciso conhecimento sobre o tema que será oferecido no curso. Fazer um diagnóstico da realidade para selecionar e organizar os conteúdos de aprendizagem, escolher os meios e as atividades mais adequadas e definir como avaliar o ensino são fundamentais para o bom planejamento.
Existem formas de planejar e organizar um sistema de EAD que levam em consideração vários aspectos, dentre eles o processo de comunicação entre professor e aluno, as habilidades no uso das
tecnologias multimídias e a democratização de saberes.
Ambientação para Educação a distância: Tópicos em Educação a Distância Resumo 6 – Os Elementos dos Sistemas de EAD*
Nesta aula, vimos que existem três elementos principais da EAD: o professor/tutor, o conteúdo e os aprendizes (alunos).
O professor pode interagir com os alunos do curso por meio do material impresso, à medida que utiliza materiais preparados para essa finalidade. Dessa forma, vai transmitir o conhecimento que possui de maneira que os alunos tenham uma boa compreensão do conteúdo.
O conteúdo do curso deverá estar bem estruturado em materiais para leitura e atividades para os alunos, ou seja, trata-se do curso.
Os materiais precisam ser elaborados por especialistas que saibam como fazer o melhor uso de cada tecnologia disponível. O conteúdo pode estar em materiais impressos, na internet, na forma de áudio ou vídeo.
Alunos de cursos a distância apresentam a característica de estar em locais distintos, ou seja, geograficamente dispersos. O lugar que o aluno escolhe para estudar o material do curso e promover o seu aprendizado é diferente de aluno para aluno.
Os elementos que constituem um curso de EAD, como a elaboração de conteúdos, tecnologias de comunicação, interação, aluno, professor, formas de apresentação do curso, são subsistemas essenciais em toda organização de EAD e devem manter uma interdependência entre si. Na prática, quanto mais integrados estiverem, maior será a eficácia da organização de EAD.
As características dos alunos afetam diversas variáveis de saída, e os índices de finalização do curso pelos alunos constituem uma fusão de vários fatores de entrada.
*Créditos:  IFMA/CERTEC. Textos compilados do Fascículo: Ambientação para Educação a distância: Tópicos em Educação a Distância.
Referência
GOMES. Silvane Guimarães Silva. Ambientação para Educação a distância: Tópicos em Educação a Distância. Instituto Federal Maranhão (IFMA). CERTEC/E-TEC BRASIL, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário