quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020


Ambientação para Educação a distância: Tópicos em Educação a Distância Resumo 1 – O que é a EAD?*
A rápida difusão da Educação a Distância (EAD) é consequência do desenvolvimento tecnológico e da explosão informacional do mundo globalizado.
Os primeiros registros sobre Educação a Distância são de cursos por correspondência, viabilizados pela impressão em escala, permitindo a educação de um contingente cada vez maior de pessoas.
Diversas iniciativas de EAD foram surgindo, espalhadas pelo mundo. Berlim (Alemanha), Boston e Chicago (Estados Unidos), Valência (Espanha), Vitória (Austrália), Paris (França) e Londres (Inglaterra) são alguns exemplos de cidades que iniciaram atividades de ensino por correspondência e, posteriormente, por outras mídias.
Com a grande difusão da EAD, muito se escreveu sobre essa modalidade de ensino, o que permitiu uma diversidade de definições para o termo.
Nas definições de EAD, alguns aspectos são comuns: distância física entre professor e aluno; forma de estudo; uso de tecnologias de informação; e comunicação (TICs) para promover a interação.
Ambientação para Educação a distância: Tópicos em Educação a Distância Resumo 2 – Evolução Histórica da EAD*
Há relatos de que as Epístolas de São Paulo podiam ser consideradas, no passado, uma forma de aplicação da educação a distância.
A difusão da EAD só ocorreu, de fato, nos séculos XIX e XX, em vários países europeus, como Suécia, França, Espanha, Inglaterra e também nos Estados Unidos.
No Brasil, são pouco precisos os registros sobre a existência de ensino a distância, mas há relatos de experiências de um curso profissionalizante de datilografia por correspondência no Rio de Janeiro, na segunda metade do século XIX.
A evolução tecnológica da qual a EAD faz parte pode ser dividida em fases cronológicas. A primeira, na década de 1960, foi chamada de geração textual e utilizou somente textos impressos enviados pelos correios; a segunda ocorreu entre as décadas de 1960 e 1980 e foi chamada de geração analógica, utilizando como suporte textos impressos complementados por recursos tecnológicos audiovisuais; a terceira e, atual, é a geração digital, que utiliza o suporte de recursos tecnológicos modernos, tais como as tecnologias de informação e comunicação e de fácil acesso às grandes redes de computadores, bem como à internet.
As formas de ensinar e estudar a distância foram se modificando ao longo dessas gerações, e as tecnologias educacionais usadas podem ser divididas em independentes (muito utilizadas na primeira geração de EAD) e dependentes.
*Créditos:  IFMA/CERTEC. Textos compilados do Fascículo: Ambientação para Educação a distância: Tópicos em Educação a Distância.
Referência
GOMES. Silvane Guimarães Silva. Ambientação para Educação a distância: Tópicos em Educação a Distância. Instituto Federal Maranhão (IFMA). CERTEC/E-TEC BRASIL, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário