quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020


Ambientação para Educação a distância: Tópicos em Educação a Distância Resumo 7 – Tecnologias de Informação e Comunicação Em EAD (TICS)*
Os elementos que constituem um curso EAD, como a elaboração de conteúdos, tecnologias de comunicação, interação aluno professor, formas de apresentação do curso etc. são subsistemas essenciais em toda organização de EAD e devem manter uma interdependência entre eles. Na prática, quanto mais integrados estiverem, maior será a eficácia da organização de EAD.
Num curso de EAD, as características dos alunos afetam diversas variáveis de saídas e os índices de finalização do curso pelos alunos constituem uma função de vários fatores de entrada. Ou seja, a EAD é, ao mesmo tempo, causa e resultado de mudanças significativas em nossa compreensão do próprio significado de educação.
Ambientação para Educação a distância: Tópicos em Educação a Distância Resumo 8 – Apoio do Computador e da Web à Atividade Educativa*
A educação é considerada um processo complexo, que utiliza a mediação de algum tipo de meio de comunicação como apoio à ação do professor em sua interação pessoal e direta com seus alunos.
Um computador conectado à internet é considerado um meio de relevantes possibilidades pedagógicas.
Na EAD, a comunicação deverá ser mediada por um recurso que possibilite que a informação de uma pessoa chegue à outra.
A interação entre professor e aluno é indireta, por meio do uso de alguma tecnologia que permita a comunicação, tornando essa modalidade de educação bem mais dependente da mediatização do que a educação presencial.
Nunca é demais lembrar que a aprendizagem com o apoio do computador requer mudanças de comportamento tanto do professor quanto do aluno.
*Créditos:  IFMA/CERTEC. Textos compilados do Fascículo: Ambientação para Educação a distância: Tópicos em Educação a Distância.
Referência
GOMES. Silvane Guimarães Silva. Ambientação para Educação a distância: Tópicos em Educação a Distância. Instituto Federal Maranhão (IFMA). CERTEC/E-TEC BRASIL, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário