segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

CARACTERÍSTICAS QUE DEFINE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA*
Nunes (1992)
1. A presença do professor ou do tutor se dá de maneira virtual em quase todo o processo, especialmente quando os recursos de comunicação utilizados são mídias que dependem de conexão com a Internet.
2. O estudo acontece de forma individualizada e independente pelo aluno.
3. Deve haver um sistema que viabilize e incentive a autonomia dos
estudantes durante o processo de aprendizagem.
4. O uso de várias tecnologias que permitem a mediação entre os envolvidos no processo de ensino aprendizagem.
5. Estabelecimento de diálogo entre professor e aluno, mesmo a distância.
Michael Moore e Greg Kearley (1996)
1. Separação física e geográfica entre estudante e professor.
2. Planejamento e preparação dos materiais de aprendizado por uma organização educacional.
3. No processo de ensino e aprendizagem, os suportes que viabilizam e incentivam a autonomia dos alunos são importantes para encorajar a interação entre eles e contribuir para a aprendizagem.
4. O aprendizado é planejado, e não acidental.
5. A comunicação acontece por meio de tecnologias e mídias diversas.
Keegan (1996)
1. A separação física entre professor e aluno durante quase todo o processo educativo.
2. A separação do aluno de um grupo de aprendizado.
3. A participação de uma organização educacional, contendo planejamento, sistematização, plano, projeto e organização dirigida.
4. O uso de várias tecnologias e mídias para a distribuição do conteúdo do curso.
5. A comunicação é de “mão dupla”, ou seja, permite que o aluno também possa iniciar um diálogo com o professor.
6. Tem encontros ocasionais presenciais com objetivos didáticos e de socialização.
Moran (2002)
1. A Educação a Distância é o processo de ensino-aprendizagem mediado por tecnologias, no qual professores e estudantes estão separados espacial e/ou temporalmente.
2. É ensino-aprendizagem quando professores e estudantes não estão normalmente juntos fisicamente, mas podem estar conectados e interligados por tecnologias, principalmente as TELEMÁTICAS, como a Internet.
3. Na expressão “ensino a distância”, a ênfase é dada ao papel do professor (como alguém que ensina a distância).
Legislação Brasileira (1998), no Decreto nº 2.494
Educação a Distância caracteriza-se como modalidade educacional na qual a mediação dos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação. Estudantes e professores desenvolvem atividades educativas em lugares ou tempos diversos.
*Créditos:  IFMA/CERTEC. Textos compilados do Fascículo: Ambientação para Educação a distância: Tópicos em Educação a Distância.
Referência
GOMES. Silvane Guimarães Silva. Ambientação para Educação a distância: Tópicos em Educação a Distância. Instituto Federal Maranhão (IFMA). CERTEC/E-TEC BRASIL, 2010. p. 11-14).

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