CARACTERÍSTICAS QUE DEFINE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA*
Nunes
(1992)
1. A presença do professor ou do tutor se dá de
maneira virtual em quase todo o processo, especialmente quando os recursos de
comunicação utilizados são mídias que dependem de conexão com a Internet.
2. O estudo acontece de forma individualizada e
independente pelo aluno.
3. Deve haver um sistema que viabilize e
incentive a autonomia dos
estudantes durante o processo de aprendizagem.
4. O uso de várias tecnologias que permitem a
mediação entre os envolvidos no processo de ensino aprendizagem.
5.
Estabelecimento de diálogo entre professor e aluno, mesmo a distância.
Michael Moore e Greg Kearley (1996)
1. Separação física e geográfica entre
estudante e professor.
2. Planejamento e preparação dos materiais de
aprendizado por uma organização educacional.
3. No processo de ensino e aprendizagem, os
suportes que viabilizam e incentivam a autonomia dos alunos são importantes
para encorajar a interação entre eles e contribuir para a aprendizagem.
4. O aprendizado é planejado, e não acidental.
5.
A comunicação acontece por meio de tecnologias e mídias diversas.
Keegan
(1996)
1. A separação física entre professor e aluno
durante quase todo o processo educativo.
2. A separação do aluno de um grupo de
aprendizado.
3. A participação de uma organização
educacional, contendo planejamento, sistematização, plano, projeto e
organização dirigida.
4. O uso de várias tecnologias e mídias para a
distribuição do conteúdo do curso.
5. A comunicação é de “mão dupla”, ou seja,
permite que o aluno também possa iniciar um diálogo com o professor.
6.
Tem encontros ocasionais presenciais com objetivos didáticos e de socialização.
Moran
(2002)
1. A Educação a Distância é o processo de
ensino-aprendizagem mediado por tecnologias, no qual professores e estudantes
estão separados espacial e/ou temporalmente.
2. É ensino-aprendizagem quando professores e
estudantes não estão normalmente juntos fisicamente, mas podem estar conectados
e interligados por tecnologias, principalmente as TELEMÁTICAS, como a Internet.
3. Na expressão “ensino
a distância”, a ênfase é dada ao papel do professor (como alguém que ensina a
distância).
Legislação Brasileira
(1998), no Decreto nº 2.494
Educação a Distância
caracteriza-se como modalidade educacional na qual a mediação dos processos de
ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação
e comunicação. Estudantes e professores desenvolvem atividades educativas em
lugares ou tempos diversos.
*Créditos: IFMA/CERTEC. Textos
compilados do Fascículo: Ambientação para Educação a distância: Tópicos
em Educação a Distância.
Referência
GOMES. Silvane Guimarães Silva. Ambientação
para Educação a distância: Tópicos em Educação a Distância. Instituto
Federal Maranhão (IFMA). CERTEC/E-TEC BRASIL, 2010. p. 11-14).
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