CONSELHOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS DIFERENTES MÍDIAS
Para que você possa fazer bom
uso de diferentes mídias na criação do seu produto multimídia, siga um conselho
importante: observe os produtos que você utiliza.
Desenvolva um olhar minucioso e crítico em relação
à tipografia (tamanho, cor, família) usada no jornal, na revista que você lê;
da disposição dos elementos (texto, ilustrações) em uma página, quer seja da
revista ou de um site; da combinação de cores; do estilo do som; da qualidade
da animação; e assim por diante. Esse exercício o ajudará a ser mais sensível
ao bom e equilibrado uso das mídias. Alguns outros conselhos e dicas
(DAMASCENO, 2003; PEREIRA, 2001; TEICHRIEB, 2006):
a) A
escolha da tipografia deve preocupar-se em tornar as palavras fáceis de serem
lidas. Se a tipografia chamar demais a atenção, por ser muito rebuscada, pode
dificultar a leitura do texto e, até mesmo, desviar a atenção;
b) Para
ajudar na escolha da tipografia apropriada, pense no usuário e no sentimento
que se deseja transmitir;
c) Usar
fonte caixa-alta (toda maiúscula) somente para termos, títulos, frases bem
curtas, que se quer chamar a atenção;
d) Não
faça textos longos em itálico, negrito ou caixa-alta, pois são mais difíceis de
ler;
e) Dimensione
bem a quantidade de texto por tela/página. Não deve haver muitos espaços vazios
e tampouco uma tela lotada de texto;
f) Pense
bem quando cogitar o uso de alguma cor incandescente. Esse tipo chama muito a
atenção, prejudica a leitura, porque cansa a vista, e também são difíceis de
combinar;
g) Deve-se
dar atenção ao modo como as imagens são recortadas, visando eliminar áreas irrelevantes
que ocupam espaço sem acrescentar nada. Além disso, o recorte pode modificar a
forma visual de uma imagem;
h) Geralmente
a animação incessante e repetitiva incomoda. Dessa forma, deve-se definir bem o
número de repetições que ela terá;
i) Não é recomendável o uso de mais de uma
animação em uma página da web ou tela de produto multimídia, pois pode
confundir e perturbar o usuário;
j) Quando
for utilizar animação, lembre-se de que ela chama muito mais a atenção do que
uma imagem estática ao seu lado. Dessa forma, é importante verificar se é na
animação que reside o alvo da canalização da atenção, ou seja, onde de fato
está a mensagem a ser comunicada;
k) Analise
o tempo para carregar sua animação ou vídeo, se tiver que esperar demais, o
usuário pode desistir;
l) Quando
for utilizar vídeo, animação ou som no seu projeto multimídia, verifique se
essa ação tem algumas dessas finalidades:
m) Essa
mídia acentua o impacto emocional?
n) Atende
ao objetivo do contexto apresentado?
o)
Melhora a transmissão da mensagem?
Referência
Textos compilados integralmente de: Souza,
Patrícia Cristiane. Sistemas Multimídia.
Cuiabá: UAB/ UFMT, 2010.
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