domingo, 6 de dezembro de 2020

 CONSELHOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS DIFERENTES MÍDIAS

Para que você possa fazer bom uso de diferentes mídias na criação do seu produto multimídia, siga um conselho importante: observe os produtos que você utiliza.

Desenvolva um olhar minucioso e crítico em relação à tipografia (tamanho, cor, família) usada no jornal, na revista que você lê; da disposição dos elementos (texto, ilustrações) em uma página, quer seja da revista ou de um site; da combinação de cores; do estilo do som; da qualidade da animação; e assim por diante. Esse exercício o ajudará a ser mais sensível ao bom e equilibrado uso das mídias. Alguns outros conselhos e dicas (DAMASCENO, 2003; PEREIRA, 2001; TEICHRIEB, 2006):

a)  A escolha da tipografia deve preocupar-se em tornar as palavras fáceis de serem lidas. Se a tipografia chamar demais a atenção, por ser muito rebuscada, pode dificultar a leitura do texto e, até mesmo, desviar a atenção;

b)  Para ajudar na escolha da tipografia apropriada, pense no usuário e no sentimento que se deseja transmitir;

c)  Usar fonte caixa-alta (toda maiúscula) somente para termos, títulos, frases bem curtas, que se quer chamar a atenção;

d)  Não faça textos longos em itálico, negrito ou caixa-alta, pois são mais difíceis de ler;

e)  Dimensione bem a quantidade de texto por tela/página. Não deve haver muitos espaços vazios e tampouco uma tela lotada de texto;

f)  Pense bem quando cogitar o uso de alguma cor incandescente. Esse tipo chama muito a atenção, prejudica a leitura, porque cansa a vista, e também são difíceis de combinar;

g)  Deve-se dar atenção ao modo como as imagens são recortadas, visando eliminar áreas irrelevantes que ocupam espaço sem acrescentar nada. Além disso, o recorte pode modificar a forma visual de uma imagem;

h)  Geralmente a animação incessante e repetitiva incomoda. Dessa forma, deve-se definir bem o número de repetições que ela terá;

i) Não é recomendável o uso de mais de uma animação em uma página da web ou tela de produto multimídia, pois pode confundir e perturbar o usuário;

j)  Quando for utilizar animação, lembre-se de que ela chama muito mais a atenção do que uma imagem estática ao seu lado. Dessa forma, é importante verificar se é na animação que reside o alvo da canalização da atenção, ou seja, onde de fato está a mensagem a ser comunicada;

k)  Analise o tempo para carregar sua animação ou vídeo, se tiver que esperar demais, o usuário pode desistir;

l)  Quando for utilizar vídeo, animação ou som no seu projeto multimídia, verifique se essa ação tem algumas dessas finalidades:

m)  Essa mídia acentua o impacto emocional?

n)  Atende ao objetivo do contexto apresentado?

o)  Melhora a transmissão da mensagem?

Referência

Textos compilados integralmente de: Souza, Patrícia Cristiane. Sistemas Multimídia. Cuiabá: UAB/ UFMT, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário