sábado, 6 de fevereiro de 2021

 HIPERTEXTO E INTERATIVIDADE

Quando nos referimos à transformação nos textos e na escrita que ocorre através dos gêneros digitais, estamos tratando dos aspectos de funcionalidade destes gêneros, que são a hipertextualidade, a interatividade e a democratização do acesso.

Deste modo, surge o conceito de texto com caráter interativo, o qual se configura pela participação através da comunicação e pela produção de conteúdo no ambiente eletrônico. O hipertexto – um tipo de texto virtual que traz consigo uma maneira diferente de comunicar e que envolve não só os elementos textuais, mas também imagens, sons e links que transportam o leitor para diversos tipos de textos – possibilita uma interação participativa e até mesmo colaborativa, dependendo do seu formato.

De acordo com a opinião de Xavier (2004, p.171), o hipertexto pode ser entendido como uma “forma híbrida, dinâmica e flexível de linguagem que dialoga com outras interfaces semióticas, adiciona e condiciona a sua superfície formas outras de textualidade”.

Portanto, a hipertextualidade designa uma coleção de documentos com links, ou hiperlinks, que auxiliam o leitor a ir de um texto (texto escrito ou imagem) a outro, em um movimento autogerenciado. O hipertexto se caracteriza pela não-linearidade, pela liberdade do percurso que o leitor pode construir.

Ao ser construído um caminho pelo leitor, podemos afirmar que ocorre um processo de interatividade, a qual está relacionada à possibilidade e facilidade que o usuário tem de modificar a informação disponível, dando sugestões e possibilitando fazer colaborações, atuando como sujeito, não sendo passivo como na mídia tradicional.

Para Dias e Filho (2003, p. 45), “a interatividade seria uma espécie de condição de interlocução em que, continuamente, modifica-se o objeto de observação, seguindo critérios de permutabilidade e potencialidades, e de descontinuidade e indeterminismo”.

Referência

Textos compilados integralmente de: GUERRA, Rafael Angel Torquemada [Org.]. Recursos Audiovisuais. Especialização Informática na Educação. Educação a Distância. C 569 / Cadernos Cb Virtual 7. UFPB/BC. João Pessoa: Ed. Universitária, 2011.

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