sábado, 6 de fevereiro de 2021

 COMO USAR O VIDEO FAVORECENDO APRENDIZAGENS

Moran (1995) oferece algumas indicações para o professor orientar a atividade pedagógica através do vídeo. Segundo este autor, além de todos os procedimentos de checar o vídeo, sua qualidade, adequação e condições de exibição, é necessário proceder a um conjunto mínimo de informações para não influenciar o espectador. Informar somente aspectos gerais do vídeo (autor, duração, prêmios etc.), evitando interpretar e prejulgar antes da exibição, propiciando que cada um possa fazer a sua.

Durante a exibição, recomenda-se anotar as cenas mais importantes; se for necessário dar pausa para fazer um rápido comentário; e observar as reações do grupo. Após a exibição, é interessante voltar ao começo para rever as cenas mais importantes ou difíceis. Se o vídeo é complexo, exibi-lo uma segunda vez, chamando a atenção para determinadas cenas, para a trilha musical, situações; etc.

Para a discussão, é importante que o professor mediador retome as cenas mais importantes e as comente juntamente com o grupo, enfatizando e as perguntas que se destaquem. O professor não deve ser o primeiro a dar a sua opinião, principalmente em matérias controvertidas, nem monopolizar a discussão.

Deve posicionar-se depois do grupo, trabalhando sempre dois planos: o ideal e o real; o que deveria ser (modelo ideal) e o que costuma ser (modelo real). Isto não impede que o professor, como moderador, faça sua crítica, opine, se posicione, apenas que deve fazê-lode modo a respeitar a trajetória de cada um para a construção de suas opiniões e possibilitando a reflexão intensa.

As atividades decorrentes da exibição do vídeo devem estar adequadas ao mesmo e ao grupo, bem como aos objetivos de aprendizagens do professor. Sendo assim, após a atividade de mediação destes conteúdos, é fundamental que o professor retome seu planejamento, sua sequência didática de modo a encaminhar a síntese das aprendizagens.

Para finalizar esta aula, gostaríamos de ressaltar que além de consumidores destes dispositivos midiáticos, professores e estudantes também podem ser produtores dos mesmos. Esta produção pode ser captando imagens estáticas ou em movimento, mas também pode ser reproduzida em desenhos ou esquemas.

Referência

Textos compilados integralmente de: GUERRA, Rafael Angel Torquemada [Org.]. Recursos Audiovisuais. Especialização Informática na Educação. Educação a Distância. C 569 / Cadernos Cb Virtual 7. UFPB/BC. João Pessoa: Ed. Universitária, 2011.

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