COMO USAR O VIDEO FAVORECENDO APRENDIZAGENS
Moran (1995) oferece algumas
indicações para o professor orientar a atividade pedagógica através do vídeo.
Segundo este autor, além de todos os procedimentos de checar o vídeo, sua qualidade,
adequação e condições de exibição, é necessário proceder a um conjunto mínimo
de informações para não influenciar o espectador. Informar somente aspectos
gerais do vídeo (autor, duração, prêmios etc.), evitando interpretar e
prejulgar antes da exibição, propiciando que cada um possa fazer a sua.
Durante a exibição,
recomenda-se anotar as cenas mais importantes; se for necessário dar pausa para
fazer um rápido comentário; e observar as reações do grupo. Após a exibição, é
interessante voltar ao começo para rever as cenas mais importantes ou difíceis.
Se o vídeo é complexo, exibi-lo uma segunda vez, chamando a atenção para
determinadas cenas, para a trilha musical, situações; etc.
Para a discussão, é importante
que o professor mediador retome as cenas mais importantes e as comente
juntamente com o grupo, enfatizando e as perguntas que se destaquem. O
professor não deve ser o primeiro a dar a sua opinião, principalmente em
matérias controvertidas, nem monopolizar a discussão.
Deve posicionar-se depois do
grupo, trabalhando sempre dois planos: o ideal e o real; o que deveria ser
(modelo ideal) e o que costuma ser (modelo real). Isto não impede que o professor,
como moderador, faça sua crítica, opine, se posicione, apenas que deve
fazê-lode modo a respeitar a trajetória de cada um para a construção de suas
opiniões e possibilitando a reflexão intensa.
As atividades decorrentes da
exibição do vídeo devem estar adequadas ao mesmo e ao grupo, bem como aos
objetivos de aprendizagens do professor. Sendo assim, após a atividade de mediação
destes conteúdos, é fundamental que o professor retome seu planejamento, sua sequência
didática de modo a encaminhar a síntese das aprendizagens.
Para finalizar esta aula, gostaríamos de
ressaltar que além de consumidores destes dispositivos midiáticos, professores
e estudantes também podem ser produtores dos mesmos. Esta produção pode ser
captando imagens estáticas ou em movimento, mas também pode ser reproduzida em desenhos
ou esquemas.
Referência
Textos
compilados integralmente de: GUERRA, Rafael Angel Torquemada [Org.]. Recursos Audiovisuais. Especialização
Informática na Educação. Educação a Distância. C 569 / Cadernos Cb Virtual 7.
UFPB/BC. João Pessoa: Ed. Universitária, 2011.
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