A COMPETÊNCIA INFORMACIONAL: AS TDIC A FAVOR DO PROFESSOR
[..] os desafios no campo educacional
mediado pelas tecnologias de informação e comunicação dizem respeito não só à presença
ou ausência destes recursos em sala de aula ou à formação dos professores para
o uso dos mesmos, mas também dizem respeito aos diferentes gêneros digitais
disponíveis para que possamos nos apropriarmos das informações e de
conhecimentos úteis.
Para tanto, o conceito de competência
informacional é indispensável para a prática pedagógica do professor mediada
por estas tecnologias em geral e, em particular, pelas Tecnologias Digitais da
Informação e Comunicação (TDIC).
Não há dúvidas de que na era
digital as mídias eletrônicas configuram-se como as mais influentes para a
aquisição da informação, e que também as relações sociais e produtivas estão sendo
mediadas pelos equipamentos eletrônicos.
As Tecnologias Digitais da
Informação e Comunicação (TDIC) permitem ao indivíduo o contato com outras
culturas, porém, para isso, é necessária competência informacional, isto é, ter
conhecimento de como adquirir a informação que se deseja, preservando-a para
permitir uma utilização de modo eficiente.
Diante deste contexto, as TDIC
impõem aos seus usuários habilidades e conhecimentos específicos para lidar com
a informação disponibilizada e, para tanto, este tipo de competência se tornou
essencial no processo de aquisição da informação e do conhecimento.
A competência informacional é
importante para a disseminação da informação digital, pois ela dá condições de
acessibilidade do cidadão aos meios. O exercício pleno da cidadania é dificultado
pela inacessibilidade à informação, o acesso limitado e o acesso às informações
distorcidas.
Taylor (1986) explica como transformar dados em
informação útil, por ser um processo que agrega valor. Para isso, tornam-se
necessárias examinar quatro atividades significativas encontradas em sistemas
de informação, a saber: A organização, a análise, a síntese e o julgamento. Ele
descreve as funções dos processos e mostra como elas agregam valor à informação.
Referência
Textos
compilados integralmente de: GUERRA, Rafael Angel Torquemada [Org.]. Recursos Audiovisuais. Especialização
Informática na Educação. Educação a Distância. C 569 / Cadernos Cb Virtual 7.
UFPB/BC. João Pessoa: Ed. Universitária, 2011.
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