sábado, 6 de fevereiro de 2021

 A COMPETÊNCIA INFORMACIONAL: AS TDIC A FAVOR DO PROFESSOR

[..] os desafios no campo educacional mediado pelas tecnologias de informação e comunicação dizem respeito não só à presença ou ausência destes recursos em sala de aula ou à formação dos professores para o uso dos mesmos, mas também dizem respeito aos diferentes gêneros digitais disponíveis para que possamos nos apropriarmos das informações e de conhecimentos úteis.

Para tanto, o conceito de competência informacional é indispensável para a prática pedagógica do professor mediada por estas tecnologias em geral e, em particular, pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC).

Não há dúvidas de que na era digital as mídias eletrônicas configuram-se como as mais influentes para a aquisição da informação, e que também as relações sociais e produtivas estão sendo mediadas pelos equipamentos eletrônicos.

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) permitem ao indivíduo o contato com outras culturas, porém, para isso, é necessária competência informacional, isto é, ter conhecimento de como adquirir a informação que se deseja, preservando-a para permitir uma utilização de modo eficiente.

Diante deste contexto, as TDIC impõem aos seus usuários habilidades e conhecimentos específicos para lidar com a informação disponibilizada e, para tanto, este tipo de competência se tornou essencial no processo de aquisição da informação e do conhecimento.

A competência informacional é importante para a disseminação da informação digital, pois ela dá condições de acessibilidade do cidadão aos meios. O exercício pleno da cidadania é dificultado pela inacessibilidade à informação, o acesso limitado e o acesso às informações distorcidas.

Taylor (1986) explica como transformar dados em informação útil, por ser um processo que agrega valor. Para isso, tornam-se necessárias examinar quatro atividades significativas encontradas em sistemas de informação, a saber: A organização, a análise, a síntese e o julgamento. Ele descreve as funções dos processos e mostra como elas agregam valor à informação.

Referência

Textos compilados integralmente de: GUERRA, Rafael Angel Torquemada [Org.]. Recursos Audiovisuais. Especialização Informática na Educação. Educação a Distância. C 569 / Cadernos Cb Virtual 7. UFPB/BC. João Pessoa: Ed. Universitária, 2011.

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