sábado, 6 de novembro de 2021

 ATRIBUTOS E ATRIBUIÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO PROCESSO EDUCATIVO (Citações Reflexivas)

“Art. 64. A formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica, será feita em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação, a critério da instituição de ensino, garantida, nesta formação, a base comum nacional”.

(Lei de Diretrizes Bases da Educação 9394/96)

“É importante lembrar que, ao longo da história a figura do coordenador pedagógico, na maioria das vezes, esteve ligada a questão de poder, cuja finalidade era a de vigiar e controlar o trabalho nas instituições escolares correspondendo às expectativas classes dominantes. Ele exercia as funções que lhe eram preestabelecidas, tendo como dever de cumpri-las, uma vez designado para exercer o cargo”.

(GRAF, 2012, p. 19)

“O papel do coordenador pedagógico na esfera escolar, bem como sua identidade é de coordenar, organizar, orientar, assessorar, subsidiar, promover momentos de integração do trabalho pedagógico entre as diferentes disciplinas, numa mesma série, ou uma mesma disciplina, em diferentes séries”.

(RANGEL, 2006, P. 24).

“É importante que transformem o seu olhar, ampliando a sua escuta e modificando a sua fala, quando a leitura da realidade assim o requerer.

É necessário que a consciência coletiva seja respeitada, a ponto de se flexibilizar mais os planejamentos e que os mesmos sejam sempre construídos do e a partir do olhar coletivo.

Ter a capacidade de olhar de maneira inusitada, de cada dia poder perceber o espaço da relação e, consequentemente, da troca e da aprendizagem.

Ser capaz de perceber o que está acontecendo a sua relação com o professor e deste com o seu grupo de alunos.

Poder perceber os pedidos que estão emergindo, quais os conhecimentos demandados e, consequentemente, necessários para o momento e poder auxiliar o professor”.

(SANTOS, 2007, p. 77-90)

“A valorização da presença do coordenador na escola passa pela necessidade de reconhecê-lo como educador em formação, uma vez que o processo educativo é dinâmico e necessita constantemente de debates amplos sobre seu fazer, para que possa, junto com seus pares, desenvolver novas reflexões sobre a área”.

(CLEMENTI, 2001 p. 65)

Referências

CLEMENTI, Nilba. A voz dos outros e a nossa voz: alguns fatores que intervêm na atuação do coordenador. In: PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza, ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (org). O coordenador Pedagógico e o espaço da mudança. São Paulo: Edições Loyola, 2001.

GRAFF. Sandra Maria Dell. Coordenador pedagógico enquanto gestor educacional: delimitando funções, marcando fronteiras. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo.

LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. 58 p. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_base s_1ed.pdf. Acesso em: 05/11/2021.

LIMA, Paulo Gomes; SANTOS, Sandra Mendes dos. O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas. Educere et educare: Revista de Educação, v. 2, n. 4, p. 77-90, jul./dez. 2007. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1656. Acesso em: 05/11/2021.

RANGEL, M. Supervisão Pedagógica: um modelo. 4 ed. São Paulo: Vozes, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário