terça-feira, 6 de setembro de 2022

 REFUGIADO: CONCEITO, CAUSAS E POSSIBILIDADE (Recorte de texto) *

A definição apresentada, inicialmente nos remete a realização da reflexão a respeito do “ser refugiado”, quem são essas pessoas. E, nesse contexto, compreende-se que refugiados, são pessoas que não se encontram mais em seu país de origem. Pessoas exiladas, possivelmente ´por questões relacionadas a perseguição provocadas por: conflitos armados, questões de raça, religião, nacionalidade, pertencimento a grupo social ou opinião política, bem como devido a violação grave e generalizada de direitos humanos.

Dentro dessa perspectiva, é observado que “ser refugiado” não é uma questão opcional, e sim, uma situação forçada por fatores que envolve essas diferentes causas de conflitos. Tal situação possivelmente é provocada pelas possibilidades de ameaças à vida ou mesmo à liberdade que empurra a pessoa envolvida para essa condição e consequentemente, impossibilitam os mesmos de viverem em seu país natal e retiram também as condições básicas para sobrevivência humana, ou seja, são retirados os direitos humanos fundamentais.

Outro ponto a ser refletido é a crise provocada por essa situação dos refugiados relacionadas a questões de: violência, insegurança e ameaça à vida, bem como as motivações relacionadas a pobreza e fome, sendo muitas vezes, vistos como uma ameaça, especialmente pelo aumento dos fluxos migratórios, quando os mesmos passam a viver em condições de misérias, pois muitas vezes não há provisão de serviços públicos nos países onde os refugiados ficam exilados, tais como: saúde, emprego, educação, habitação.

Diante desse panorama, percebe-se que há a necessidade de se desenvolver ações conjuntas para superação dessa crise dos refugiados e contribuir com a sociedade para acolher de forma mais planejada. Precisa-se possibilitar sua reintegração à sociedade, de forma que possam gerar renda e constituir a sua própria autonomia, podendo assim tornar os refugiados em um potencial para o país que o acolheu. É necessário realizar ações que busque a valorização e inserção social, econômica e cultural desses refugiados.

* Material produzido por Lilian Beatriz S. dos Santos. Curso: Administração. Ensino Médio. IFMA – Campus Caxias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário