sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

 PLANOS ESCOLARES E SEUS ASPECTOS OPERACIONAIS (*Escola Digna, p. 31-32)

1 Plano de Ensino

Organiza o conjunto das experiências de sala de aula e extraclasse a serem promovidas sob a orientação do/a professor, em um ano letivo, pautado no Projeto Político Pedagógico e na organização curricular seguida pela escola, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais, definidas para o nível de ensino em estudo. Em virtude disso, sua implementação deve ser realizada pelo/a professor/a, mas sua elaboração deve envolver o/a diretor/a da escola, a coordenação/ supervisão pedagógica.

2 Plano de Aula

É um guia de trabalho que organiza o tempo e as atividades a serem promovidas com os/as alunos/as em um dia letivo, de modo que desenvolvam os conhecimentos, as habilidades e atitudes propostas para esse segmento educativo, portanto, é a sistematização de todas as atividades que se desenvolvem no período de tempo em que o/a professor/a e o/a aluno/a interagem, numa dinâmica de ensino e aprendizagem.

3 Plano de Intervenção Pedagógica

Deve estar centrado no desempenho escolar dos estudantes, tendo como base de análise os indicadores educacionais internos (local) e externos (nacional), Identificadas as dificuldades a equipe pedagógica planeja ações estratégicas, com objetivos bem definidos, fortalecendo a integração e fomentando o protagonismo de educandos/as e educadores/as.

*Compilação de: MARANHÃO. SEDUC. Escola Digna. Gestão Escolar: Caderno de orientações pedagógicas. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/educacao_quilombola/material_maranhao.pdf>. Acesso: jan.2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário