sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

 CARACTERÍSTICAS E ETAPAS DO PROJETO PEDAGÓGICO (*Escola Digna, p. 28)

1 Característica (VEIGA 2001)

a) ser processo participativo de decisões;

b) preocupar-se em instaurar uma forma de organização de trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições;

c) explicitar princípios baseados na autonomia da escola, na solidariedade entre os agentes educativos e no estímulo à participação de todos no projeto comum e coletivo;

d) conter opções explícitas na direção de superar problemas no decorrer do trabalho educativo voltado para uma realidade especifica;

e) explicitar o compromisso com a formação do cidadão.

2 Etapas

a) estabelecer um cronograma geral;

b) definir a equipe de elaboração com distribuição de papéis e atividades;

c) agendar reuniões para discussão de cada etapa;

d) realizar encontros com a comunidade (professores/as, funcionários/as, pais, estudantes e colaboradores/as) escolar para diagnosticar (possibilidades e fraquezas da escola), definir qual escola se quer ter e discutir sobre quais estratégias serão utilizadas para realizar o que se quer;

e) registrar em ata cada encontro;

f) avaliar constantemente o trabalho e os resultados;

g) sistematizar o documento final com a proposta pedagógica e política da escola; 8. Analisar o texto do documento em plenária.

*Compilação de: MARANHÃO. SEDUC. Escola Digna. Gestão Escolar: Caderno de orientações pedagógicas. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/educacao_quilombola/material_maranhao.pdf>. Acesso: jan.2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário